Blog Pormade
Pesquisar
Close this search box.

Rodapé invertido: o que é, seus usos e estética

A decoração de ambientes internos está em constante evolução e mudança. Com um dinamismo que reflete preferências e aspirações, o design de interiores é, sem dúvidas, uma das áreas mais mutáveis que podemos perceber. 

A evolução constante nesse setor é impulsionada em vários elementos dentro do design de interiores. Dentro desse contexto de mudanças, uma tendência que vem ganhando força, é o rodapé invertido.

Enquanto o rodapé convencional entrega uma estética tradicional e clássica, o rodapé invertido vem com a intenção de inverter essa cultura, entregando uma estética única, personalizada e moderna.

Quer saber mais sobre o que é e quais os usos desse tipo de rodapé? Continue lendo, você não vai se arrepender!

O que é rodapé invertido?

O rodapé invertido, inverso ou, até mesmo, rodapé negativo, é um acabamento interno instalado por baixo das paredes. Necessita de um “rasgo” na base da parede, instalado dessa forma, entre a parede e o piso, proporcionando uma sensação contínua.

Como dito anteriormente, o esse tipo de acabamento vai na contramão do rodapé convencional. Este que é também instalado na base das paredes, contudo, ele faz uma junção mais robusta e detalhada da parede e o piso.

Os rodapés tradicionais são utilizados principalmente para ocultar imperfeições, adicionar estética mais detalhada e proteger contra possíveis danos ou desgastes que possam ocorrer na base da parede.

rodapé invertido com portas pretas

Contudo, indo na contramão do classicismo e popularidade do convencional, o rodapé invertido traz uma visão diferente para o design de interiores. Sobretudo ele entrega um tom de modernidade, elegância e sofisticação para qualquer ambiente que esteja instalado. 

Pelo fato do modelo ser instalado entre o piso e a parede, o relevo que um rodapé geralmente proporciona, aqui, ele não existe, trazendo um visual clean e minimalista. Assim, auxiliando até mesmo na sensação de amplitude do ambiente, o que ajuda quando o projeto conta com espaços reduzidos.

Vantagens do rodapé invertido

Eu te mostrei alguns fatos sobre o rodapé invertido, mas você sabe quais são as vantagens de optar por esse modelo, seja em um espaço residencial, comercial ou escritório? Confira:

Estética moderna e minimalista

O maior atributo que podemos perceber no rodapé invertido, é sua estética contemporânea. Qualquer ambiente que faça uso do elemento, consegue transmitir uma sensação de primor e requinte. Podendo assim, ser encaixado de inúmeras formas em seu espaço, utilizando iluminação, contraste ou combinação de cores, o elemento é uma verdadeira tendência de sofisticação.

Sensação de amplitude no ambiente

Pelo fato de não obstruir a visão do piso como o rodapé tradicional, o invertido oferece uma sensação de amplitude muito maior. Desse modo, ambientes pequenos são especialmente beneficiados por esse atributo.

Instalação facilitada

Por ser apenas um encaixe de perfil na abertura da base da parede, a instalação desse modelo de rodapé se torna muito mais fácil, prática e rápida. Iremos falar mais sobre a instalação, continue para entender melhor.

rodapé inverso com piso de madeira

Durável e resistente

Esse tipo de rodapé, normalmente produzido em alumínio, apresenta uma durabilidade muito maior, que pode levar até anos. Muito também se deve ao fato do rodapé estar de certa maneira “escondido”, entre a parede e o piso.

Como é a instalação do rodapé inverso?

A instalação de um rodapé invertido, de forma alguma, deve ser feita por pessoas que não sejam especializadas. Por se tratar de um produto de certa forma frágil, ainda mais sendo instalado entre meio a extremidade da parede e o piso, ter experiência e expertise no processo, é mais que necessário.

Contudo, entender do processo pode te ajudar como cliente, a entender melhor sobre o produto. A instalação do rodapé inverso é feita durante o processo de construção. Em contrapartida, do convencional, instalado normalmente após todo o processo de construção do projeto, sendo um dos acabamentos.

esquema de instalação rodapé invertido

Limpeza da área, abertura da parede no comprimento, espessura e largura corretos, instalação do rodapé e posteriormente, a iluminação, são algumas das etapas que constituem uma instalação correta. 

Porém, é necessário frisar novamente, a contratação de um profissional instalador competente é imprescindível para seu projeto!

Devo optar pelo rodapé invertido para meu projeto?

Para você, que deseja diferenciação e modernidade para seu projeto, escolher por esse modelo de rodapé, sem dúvidas será uma escolha da qual não irá se arrepender.

É de preferência que sua obra esteja na etapa de construção, assim, o vão para encaixar o rodapé será acertado sem erros. Tamanho do ambiente, disposição dos cômodos e escolha dos mesmo, cor da parede, iluminação, são todos fatores a serem levados em consideração na escolha desse rodapé.

Dessa forma, você poderá tomar uma decisão informada e bem direcionada, para ter certeza de que ele é a escolha correta ao seu projeto.

 

Quer conhecer mais soluções para seu projeto? Clique aqui

Ficou com alguma dúvida? Pode entrar em contato por aqui

Gostou do conteúdo? Compartilhe!