Blog Pormade
Pesquisar
Close this search box.

Metro quadrado para imóveis, como funciona?

O metro quadrado é uma das formas de mensuração utilizadas em diferentes situações. Tornou-se parâmetro de referência do mercado imobiliário quando se trata da negociação de algum espaço, terreno e imóveis.

Além disso, o metro quadrado é reconhecido pelo Sistema Internacional de Medidas, não serve apenas para determinar o tamanho de uma espaço. Mas, também, para fazer o cálculo da quantidade aproximada de pessoas que cabem em um ambiente.

Essa medida é utilizada para definição, principalmente, de valores na construção civil, considerando local, situações politicas, financeiras e a complexidade da obra.

Neste conteúdo, conversaremos sobre o que é o metro quadrado, como funciona para os imóveis e até como calcular o tamanho do espaço online, rápido e sem complicações.

Aproveite!

O que é metro quadrado?

O metro quadrado, símbolo m2, é a unidade padrão de área, adaptada para o Sistema Internacional de Unidades, sendo derivada da unidade básica metro. Corresponde à área com um quadrado com 1 metro de lado.

Para calcular o m² é simples, logo abaixo teremos um tópico especial para falar disso, mas adiantando de forma simples, para calcular o m² de uma área (A), multiplique a largura (L) pelo comprimento (C).

Aprendendo a calcular o metro quadrado

A fórmula fica: A = L × C.

É importante que essas medidas estejam em metros para não haver confusão, se necessário, transforme o cm², se necessário.

Como funciona o metro quadrado para imóveis?

Como conversamos acima, o metro quadro serve para definir a dimensão do imóvel. A partir disso, situações de avaliações ou até comparações do espaço podem ser realizadas.

Avaliação do imóvel: o tamanho em metros quadrados é um dos fatores-chave que define o valor de um imóvel. Nesse sentido, o Corretor de Imóveis e os avaliadores desempenham um papel crucial ao estabelecer com precisão o valor do imóvel.

Metro quadrado, como funciona para imóves?

Através dessa medida, é possível avaliar de forma objetiva e confiável o preço adequado para a propriedade, considerando suas características e localização. 

Portanto, compreender a metragem quadrada permite uma avaliação mais embasada, garantindo que compradores e vendedores estejam envolvidos em negociações transparentes e justas.

Como calcular metro quadrado online

Você já deve ter se perguntado: aprendi a fórmula da largura e comprimento, mas e como calculo o metro quadrado de um triângulo e círculo?

Encontrei um site muito bacana que permite o cálculo do metro quadrado até de um losango.

Basta que você colete as informações das medidas e adicione na ferramenta. É um modelo prático e rápido que permite otimizar esse calculo.

Para utilizar a ferramenta:

  • Selecione o modelo geométrico do seu cálculo;
  • Insira os valores que você coletou na sua medição;
  • Clique em “calcular”.

Você terá o resultado quantas vezes for necessário.

O corretor de imóveis precisa entender desse assunto?

Sim!

O conhecimento sobre metro quadrado é uma parte importante do trabalho de um corretor de imóveis. Isso porque a metragem quadrada é uma medida fundamental na avaliação de propriedades.

Quando um corretor compreende o conceito de metro quadrado, ele pode fornecer informações precisas aos compradores e vendedores sobre o tamanho do imóvel. 

Além disso, isso ajuda a determinar o valor justo da propriedade, permitindo negociações mais transparentes e bem informadas. 

Se necessário, conte com a ajuda de um Corretor de Imóveis

Esse é o profissional ideal para lhe auxiliar nessa análise inicial. Os corretores podem orientar você em cada etapa do processo, desde a busca pela propriedade ideal até a negociação dos detalhes finais.

Seja para entender os detalhes da metragem quadrada ou para obter insights valiosos sobre valores de mercado, os corretores estão prontos para oferecer suporte e conhecimento.

Corretores de Imóveis são profissionais que conhecem como funciona o metro quadrado

Sua experiência faz toda a diferença na tomada de decisões acertadas e na conquista do imóvel dos seus sonhos.

Inclusive, conheça alguns dos corretores que podem lhe auxiliar nesse momento. Clique aqui!

Ficou com dúvidas ou precisa de ajuda? Clique aqui.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!