Blog Pormade
Pesquisar
Close this search box.

Avaliação de imóveis: como realizar?

A avaliação de imóveis é ideal para tornar negociações justas, tornando-se importante para profissionais e pessoas envolvidas no processo. Nesse processo de avaliação, alguns cuidados necessitam de atenção, sendo sobre isso que conversaremos nesse conteúdo.

Esse processo é utilizado em diversos casos, como compra, venda, construção, financiamento ou partilha de bens e herança. Mas para uma boa avaliação ser realizada, é necessário seguir alguns passos importantes antes da conclusão.

Vem comigo!

O que é uma avaliação de imóveis?

Primeiro, proponho entendermos quem pode realizá-la. De acordo com a Justiça Federal, em todas as instâncias, a competência da avaliação de um imóvel é destinada a um Corretor de Imóvel. Confira mais aqui.

Avaliação de imóveis conta com diversas técnicas

A avaliação de imóveis é baseada em um relatório com diversas informações técnicas e científicas do imóvel. Esse relatório possui bases normativas e segue diversos procedimentos para determinar o valor ou preço de uma propriedade.

2 dicas importantes para avaliação de imóveis

A avaliação de um imóvel não consiste apenas na definição do valor. É um processo que incluem diversos fatores e é necessário ser realizado por um profissional capacitado e atualizado. Antes de conversarmos sobre esses fatos, é importante lembrar que é necessário estudar e pesquisar condições desse imóvel. Partindo desse ponto, vamos lá!

Localização

A localização é o primeiro detalhe a se notar na avaliação. Cidade, bairro e as tendências de crescimento são avaliados antes mesmo de conferir se o imóvel é próximo de escolas, mercados, farmácias, praças e bosques. Além disso, a facilidade de acesso e de transportes influenciam positivamente em uma boa localização.

Para analisar as tendências, é preciso estudar, entender como a prefeitura da cidade irá agir em relação àquela localização. Um asfalto novo faz a diferença, por exemplo.

Outro detalhe importante é a segurança do local. Questões relacionadas a aumento da taxa de violência tendem a prejudicar a avaliação. Os vizinhos também são um fator importante.  Um imóvel próximo a uma casa de show também tem sua avaliação prejudicada.

Analisar acabamentos e conservação na avalição dos imóveis

Nessa análise, será possível encontrar rachaduras na estrutura, desníveis e outros detalhes na conservação.

São considerados pontos importantes na análise de acabamento: revestimentos, pintura, pontos elétricos e hidráulicos, forros, vidros, rodapés e um dos principais: portas.

Quando falamos sobre rodapés e portas, há algumas marcas que somam positivamente nessa avaliação. Existem dois tipos de portas: a comum, chumbada na parede, e o kit porta pronta, que não é chumbado na parede.

Para a avaliação de imóveis é importante analisar os acabamentos.

A porta pronta é instalada por meio de espuma expansiva e um marco regulável. E o grande detalhe é: esse modelo pode ser trocado com facilidade!

Outro acabamento pode ser utilizado no lugar, sendo baseado no projeto arquitetônico que o morador escolher. É realmente um grande diferencial que contribuirá para tornar positiva a avaliação.

Atente-se a detalhes das avaliações de imóveis

A documentação é outro ponto importante. Considerado um fator “oculto”, a documentação pode desvalorizar o imóvel. Além disso, a fachada, design e características complementares como quantidade de cômodos e banheiros também são importantes.

Quer saber mais sobre como realizar uma boa avaliação? Clique aqui.

Se ficou com dúvidas ou precisa de ajuda, clique aqui.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!