A porta de madeira possui diversos acabamentos e tons. Por esse motivo, se adapta muito bem com outros elementos de qualquer projeto de arquitetura. Além disso, a porta de madeira pode ser encontrada em diversos acabamentos, como o liso, frisado, com visor e veneziana.
Os tons influenciam no estilo de decoração do projeto. Tons mais claros, como o freijó, são ideais para ambientes mais modernos. Tons mais escuros trazem elegância e sofisticação.
Neste conteúdo, falaremos sobre modelos, tons de madeira e como utilizar a porta de madeira na sua sala.
Vamos lá!
Utilizando a porta de madeira na sala
É importante lembrar que o conceito de sala refere-se a qualquer ambiente interno de um edifício (residência, indústria, comércio). Mas nesse conteúdo, vamos falar sobre a sala de estar, jantar e de TV.
Antes de utilizar portas de madeira nesses ambientes é importante considerar alguns detalhes, como o modelo e qual tom de madeira se adequa ao seu estilo.
Tons mais escuros são clássicos, sofisticados e ideais para uma sala de jantar. Considerando que a sala de jantar é especial, é possível utilizar o tom escuro para integrar esse espaço.
Tons mais claros são interessantes quando utilizados em salas de estar ou também na sala de TV. A leveza e modernidade dos tons claros passam a sensação de aconchego e conforto, justamente o que esses ambientes buscam proporcionar.
Qual modelo de porta de madeira utilizar na sala?
O modelo mais comum é certamente o liso. Porém, existem diversos modelos como o frisado, com veneziana e também com visor.
A porta de madeira lisa pode ser utilizada em diferentes tipos de sala. Sua versatilidade permite que ela se adapte tranquilamente a vários estilos de decoração, desde os mais clássicos até os mais modernos.
A porta de madeira frisada é moderna. Ideal para ser utilizada na sua sala de jantar, os frisos em baixo-relevo destacam a folha da porta, potencializando sua beleza e sofisticação.
O visor, veneziana ou a combinação dos dois é ideal para espaços que buscam o monitoramento externo ou a ventilação, quando necessária. São portas mais funcionais, utilizadas em espaços mais comerciais, como em salas de reunião, por exemplo. Mas como conversamos acima, podem ser utilizadas no projeto, conforme o seu estilo.
Dicas de decoração para utilizar a porta de madeira
A madeira é um tom que perdura por muitos anos. O seu uso é baseado no conforto e na sofisticação. O tom Freijó, por exemplo, é uma cor inconfundível que possui origem no norte do Brasil. É uma cor agradável e pode contrastar com ambientes clássicos e minimalistas.
Outro tom de madeira muito especial é o Curupixá, uma cor elegante, charmosa e que se adapta a diversos estilos e tendências, desde o rústico até o moderno. Um ambiente equilibrado e sofisticado pode ser obtido quando o Curupixá é combinado com cores neutras, como o branco, bege e também o cinza.
Conseguiu encontrar ideias?
Opte sempre por tons e modelos que se adaptam ao seu estilo e projeto, mas não deixe de experimentar.
Deseja saber mais sobre esses estilos? Clique aqui.
Ficou com dúvidas ou precisa de ajuda? Clique aqui.