A arquitetura de Curitiba

Curitiba é uma das cidades mais visitadas do Brasil, justamente pelas curiosidades dos seus edifícios e pela sua arquitetura que mescla construções antigas e atuais. Essa mescla enriquece a arquitetura da cidade tornando um ótimo destino turístico para arquitetos e profissionais da área.

Além disso, Curitiba é conhecida por ser a “Capital Ecológica” e representar um bom nível de qualidade de vida para os habitantes por possuir 60 metros quadrados de verde por habitante. E não para por aí. Existem parques e bosques em todas as regiões da cidade, seguindo as tendências da arquitetura no ano de 2023.

Quer conhecer melhor algumas das curiosidades sobre a arquitetura de Curitiba? Vem comigo!

Vários edifícios, estilos e gostos, tudo em Curitiba

Como já citado acima, a cidade é conhecida como a “Capital Ecológica” possuindo diversos parques e bosques, confira abaixo alguns desses lugares:

Ópera de Arame

Ópera de Arame é um teatro brasileiro, localizado na cidade de Curitiba, capital do estado do Paraná. Seu nome deriva do estilo construtivo, feito de tubos de aço e estruturas metálicas, coberto com placas transparentes de policarbonato, lembrando a fragilidade de uma construção em arame.

Ópera de Arame, cidade de Curitiba

A Ópera de Arame foi inaugurada em 1992 e fica no Parque das Pedreiras, ao lado da Pedreira Paulo Leminski.

Palacete dos Leões

O Palacete dos Leões, também chamado de Solar dos Leões, é um palacete brasileiro localizado na Avenida João Gualberto, no bairro Alto da Glória, em Curitiba, Paraná.

Palacete dos Leões, Curitiba

O edifício foi tombado pelo patrimônio histórico estadual em dezembro de 2003 pelo valor histórico e estilo arquitetônico eclético.

Palácio Avenida

O Palácio Avenida é um edifício histórico de Curitiba, capital do estado brasileiro do Paraná. Está localizado no centro da cidade, na confluência da Avenida Luiz Xavier com a travessa Oliveira Bello.

Palácio Avenida

A edificação, construída a partir de 1927 e inaugurada em 1929, foi erguida pelo imigrante e empresário sírio-libanês, Feres Merhy, com projeto arquitetônico original de Valentim Freitas, Bernardino Assumpção Oliveira e Bortolo Bergonse.

Museu Oscar Niemeyer (MON)

O espaço foi inaugurado no dia 22 de novembro de 2002 com o nome de Novo Museu. Com a conclusão do anexo, foi reinaugurado em 8 de julho de 2003, recebendo a atual denominação. O complexo de dois prédios está de trinta e cinco mil metros quadrados, dos quais dezessete mil são dedicados à área de exposições.

Museu Oscar Niemeyer (MON)

O primeiro prédio, inaugurado em 1978, foi projetado por Oscar Niemeyer em 1967, fiel ao estilo da época, concebido como um Instituto de Educação, conhecido na época como Edifício Presidente Humberto Castelo Branco.

Este edifício possui o segundo maior vão livre do Brasil, com 65 metros. Foi reformado e adaptado à função de museu, para o qual Niemeyer projetou o anexo, lembrando um olho, imprimindo-lhe uma nova identidade característica. A torre do anexo possui 30 metros de altura, com quatro pavimentos.

Catedral de Curitiba

A catedral foi construída em estilo neogótico, ou gótico romano, inspirada na Catedral da Sé de Barcelona, na Espanha. As pinturas existentes são dos artistas italianos Carlos Garbaccio e Anacleto Garbaccio.

Catedral de Curitiba

A autoria do projeto é atribuída ao arquiteto francês Alphonse Conde des Plas, com pequenas modificações feitas pelo engenheiro Giovani Lazzarini, responsável pela execução da obra.

Paço da Liberdade

O Paço da Liberdade é um edifício histórico localizado no centro da cidade de Curitiba, capital do estado brasileiro do Paraná, inaugurado em 24 de fevereiro em 1916.

O prédio é tombado pelo patrimônio municipal e pela Secretária de Estado da Cultura do Governo do Paraná, além do Patrimônio Histórico Nacional (IPHAN).

Paço da Liberdade, localizado em um praça de Curitiba

Reinaugurado em 29 de março de 2009, após passar por uma minuciosa restauração custeada pelo SESC, tornou-se um centro cultural administrado pelo Sistema SESC (SESC, SENAC e Fecomércio).

E aí, o que achou da arquitetura de Curitiba?

Existem vários outros edifícios com diversos estilos da arquitetura. A cidade de Curitiba inspira e transforma todos os arquitetos que a visitam.

Não perca tempo. Visite Curitiba e suas curiosidades!

Ficou com dúvidas? Clique aqui.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!