Blog Pormade
Pesquisar
Close this search box.

As curiosidades da arquitetura

A arquitetura é considerada uma forma de arte que possui o poder de criar projetos extraordinários com diversas curiosidades. Quando o profissional possui uma visão acima da média e está inspirado, os resultados podem ser impressionantes.

Com o passar do tempo, alguns projetos se tornam referências na área devido à sua abordagem curiosa e inovadora no desenvolvimento.

Neste conteúdo, vamos encontrar algumas das curiosidades do mundo da arquitetura, incluindo até mesmo uma torre que cresce.

Vem comigo! Acompanhe projetos arquitetônicos surpreendentes e inspiradores!

Qual é a origem da arquitetura?

A origem da arquitetura é bastante antiga e remonta aos tempos pré-históricos, quando os seres humanos começaram a construir abrigos e estruturas para se proteger dos elementos naturais.

Curiosidades da arquitetura, desde o incio dos tempos

 A arquitetura como campo de estudo e profissão, no entanto, evoluiu ao longo dos séculos, sendo influenciada por diversas culturas e períodos históricos.

E as curiosidades da arquitetura?

A arquitetura é uma área fascinante que possui diversas curiosidades interessantes. Algumas delas incluem:

The Sims

Pois é, aquele jogo de simulação, lançado no início dos anos 2000, sabe?

Ele foi projetado inicialmente para se tornar um projetor de arquitetura, que possuía o foco em construir e mobiliar as casas. A ideia inicial de Will Wright, um designer de jogos americano, era desenvolver um jogo de design e arquitetura.

The sim foi criado inicialmente como um simulador de arquitetura, varias curiosidades

Mas, nos primeiros testes, Will reconheceu que esse jogo poderia se tornar algo mais interessante e divertido. Depois disso, o jogo tomou forma e se tornou o simulador que conhecemos atualmente.

The Funnel Wall

Exatamente isso! Existe um prédio com uma parede que canta!

Essa parede possui alguns equipamentos que, quando chove, conseguem emitir um som. Essa combinação de arte e arquitetura foram criadas por uma escultora chamada Annette Paul e pelos designers Christoph Roßner e André Tempel.

A parede que canta é uma grande curiosidade da arquitetura

A arquitetura já foi um esporte olímpico

Durante quase 40 anos, artistas como arquitetos, músicos, escultores, escritores e pintores participavam das olimpíadas.

A arquitetura como esporte olimpico

Como eram considerados essenciais na sociedade, esses profissionais receberam cerca de 150 medalhas, mesmo parecendo estranho. No ano de 1948, esse modelo foi desconsiderado, bem como as medalhas distribuídas nas modalidades.

Torre Eiffel

Conhecem o espetáculo arquitetônico chamado Torre Eiffel?

Torre Eiffel e as curiosidades de crescimento

A torre muda a sua altura ao decorrer do tempo! Quando lembramos sobre vazamento nas aulas de química, sabemos que o ferro dilata e essa dilatação da torre pode registrar um aumento de 5 até 15 centímetros.

Todo verão um tamanho diferente. Curioso, não é?

O maior metrô abandonado do mundo

Por volta de 1910, Cincinnati, uma cidade no norte dos Estados Unidos, recebeu um projeto que consistia em resolver o problema de mobilidade urbana. Esse projeto era o de um metrô de 3k quilômetros que ligava diversos bairros, mas, a Primeira Guerra Mundial, Lei Seca e a Grande Depressão, de 1929, adiaram o sonho de melhorar a situação da cidade.

Metro abandonado de Cincinatti

Houve algumas tentativas de reabilitar a construção, mas pelo custo ficaria inviável.

O que achou das curiosidades?

Como você pode notar, existem diversos fatos curiosos sobre o mundo da arquitetura. Outras curiosidades incluem a utilização de materiais inusitados em construções, como o gelo na arquitetura escandinava ou a criação de projetos que desafiam as leis da física, como a Ponte Estaiada, em São Paulo.

A arquitetura é uma ciência que continua a nos surpreender e inspirar e certamente continuaremos a descobrir mais curiosidades fascinantes no futuro.

Precisa de ajuda? Clique aqui!

Gostou do conteúdo? Compartilhe!