11 lugares que os amantes da arquitetura precisam visitar em São Paulo

São Paulo tem muitos lugares icônicos na área, como o Edifício Martinelli, o Copan, o MASP e a Casa de Vidro. Vale a pena explorar esses locais e estudar a história e cultura por trás deles.

A cidade é um verdadeiro tesouro para os amantes da arquitetura. Há muitos lugares que podem ser explorados e estudados para entender mais sobre a história da cidade e sua cultura.

Esses lugares podem ser um ótimo ponto de partida para você que ainda não visitou. Vamos lá!

Por que visitar a arquitetura de São Paulo?

São Paulo possui uma variedade de estilos arquitetônicos, desde o Art Deco até o Modernismo e o Brutalismo. Cada bairro tem sua própria identidade arquitetônica, o que torna a cidade única e interessante de se explorar.

Auditório Ibirapuera

O Auditório Ibirapuera é um edifício projetado por Oscar Niemeyer para a realização de apresentações musicais, além de ser uma escola de música popular brasileira, situado no Parque do Ibirapuera, em São Paulo.

Auditório Ibirapuera, localizado em São Paulo

Em julho de 2014, tornou-se oficialmente conhecido como Auditório Ibirapuera — Oscar Niemeyer.

Catedral da Sé

A Catedral Metropolitana de São Paulo, também conhecida como Catedral da Sé, é o principal templo católico da cidade de São Paulo, no Brasil.

Catedral da Sé, São Paulo capital

Localiza-se na Praça da Sé, na Zona Central do município. Desde 2007, o arcebispo metropolitano da Arquidiocese é o cardeal Odilo Pedro Scherer.

Copan

O Copan é um dos edifícios mais importantes e emblemáticos da cidade de São Paulo, situado no número 200 da Avenida Ipiranga, no centro da cidade, inaugurado em 1966.

É um dos símbolos da arquitetura moderna brasileira, idealizada pelo arquiteto Oscar Niemeyer com o projeto estrutural do engenheiro Joaquim Cardozo, com o objetivo de celebrar o Quarto Centenário da cidade de São Paulo.

Copan, São Paulo

A obra, no entanto, teve início em 1957, com algumas alterações, e foi executada com a ajuda de Carlos Lemos.

Edifico Martinelli

O Edifício Martinelli está localizado no centro da metrópole brasileira de São Paulo. É localizado no triângulo formado pelas ruas São Bento, São João e Líbero Badaró.

O local é um mirante, pois é possível ver pontos turísticos próximos, como o Vale do Anhangabaú e a Catedral da Sé, devido à sua altura.

Edifício Martinelli, São Paulo

Teve a segunda construção do Brasil entre 1934 e 1947 (e, por um tempo, o maior edifício da América Latina), superando o Edifício Joseph Gire, conhecido como “A Noite”, no Rio de Janeiro, que teve sua construção concluída em dois anos, entre 1927 e 1929.

Estação da Luz

A Estação da Luz é uma das mais importantes estações ferroviárias da cidade de São Paulo. Possui um grande hall de entrada, uma plataforma central e três laterais. Atende às linhas 7 (Expresso 10+) e 11 (Expresso Leste) da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos.

Estação da Luz

Também possui conexão com as linhas 1–Azul e 4–Amarela do Metrô de São Paulo, por uma ligação subterrânea, integrando a rede de transportes sobre trilhos da Grande São Paulo. A estação recebe uma média de 450 mil passageiros todos os dias. 

MASP (Muse de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand)

O Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (mais conhecido pelo acrônimo MASP) é um centro cultural e museu brasileiro criado em 1947 pelo jornalista paraibano Assis Chateaubriand, em conjunto com o crítico de arte italiano Pietro Bardi.

MASP

Localizado desde 7 de novembro de 1968, na Avenida Paulista, em São Paulo (estado homônimo), em um prédio projetado pela arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi para ser sua sede, é considerado uma das mais importantes instituições culturais brasileiras.

Pateo do Collegio de São Paulo

O Museu Anchieta está situado na praça do Pátio do Colégio, no centro de São Paulo, sendo considerado um local de memória coletiva para a educação paulistana e nacional, possuindo um acervo de excelência para a história da educação.

Pateo do Collegio 

Ao visitar o museu, é possível ter um contato com sua história, através do seu acervo de objetos e imagens do progresso histórico da cidade de São Paulo, incluindo a salvaguarda de uma parede de taipa de pilão do séc XVI, que, certamente, é parte da construção mais antiga da cidade.

Pinacoteca

Pinacoteca é um museu que abriga um acervo de pinturas antigas (pelo latim pinacotheca, do grego antigo πινακοθήκη, pinacothêkê, de πίναξ, pinax, “quadro, tábua” + θήκη, thēkē, ‘caixa, baú’). Durante a Antiguidade, a pinacoteca surgiu como uma coleção de quadros de diferentes épocas, com a ideia de que os objetos de arte eram propriedade dos cidadãos que podiam ter acesso para usufruí-los.

Pinacoteca

A pintura era a ala dos propileus da Acrópole de Atenas, que continha uma coleção de pinturas de Polignoto que podiam ser apreciadas pelos cidadãos.

Theatro Municipal de São Paulo

O Theatro Municipal de São Paulo é um teatro brasileiro, projetado pelos arquitetos Ramos de Azevedo, Claudio Rossi e Domiziano Rossi, inspirado na Ópera de Paris, inaugurado em 1911.

Theatro Municipal em São Paulo Capital

Praça Ramos de Azevedo é um dos cartões postais da cidade e é considerada um dos mais importantes teatros do país. Construído para atender à elite paulista da época, que queria que a cidade tivesse o mesmo tamanho dos grandes centros culturais. Foi

Casa de Vidro

A casa de vidro foi idealizada pela arquiteta Lina Bo Bardi. Foi construída entre os anos de 1950 e 1951, na região do Morumbi, em São Paulo. O local escolhido para abrigar o monumento foi um terreno da Fazenda de Chá Muller Carioba. Foi a primeira casa construída no chamado Jardim Morumby.

Inicialmente, a casa foi construída para ser habitada por Lina e seu marido, o também italiano Pietro Maria Bardi. O casal residiu na Casa de Vidro por mais de quarenta anos. A arquiteta faleceu em 1992, enquanto seu esposo morreu sete anos depois, em 1999.

Casa de Vidro em São Paulo

A Casa de Vidro é um patrimônio tombado pelo Condephaat, desde 1987. Há vinte e um anos, o local é também a sede do Instituto Lina Bo Bardi e Pietro Maria Bardi, abrigando parte das obras e coleções do casal.

Sesc Pompeia

O Sesc Pompeia está situado no bairro Vila Pompéia, no distrito de Perdizes, na zona oeste da cidade de São Paulo. Oferece teatros, quadras poliesportivas, piscinas, lanchonetes, restaurantes, espaços de exposições, choperia, oficinas, área de leitura e internet livre, entre outros serviços.

SESC Pompéia

Seu projeto arquitetônico foi desenvolvido pela arquiteta Lina Bo Bardi, em 1977. A sua inauguração, em 1982, contou com a participação de bandas da cena punk de São Paulo, como Inocentes, Ratos de Porão, Cólera e Olho Seco.

São Paulo tem lugares espetaculares, né?

Acredito que você, assim como eu, tenha percebido alguma coisa em comum em relação a quem projetou alguns lugares, não é? 

A arquiteta Lina Bo Bardi foi quem deu vida a diversas obras arquitetônicas na região metropolitana de São Paulo, se tornando uma das profissionais mais importantes da área após a Segunda Guerra Mundial.

No próximo conteúdo, vamos conversar sobre ela e tentar desvendar os mistérios por trás de uma mente tão brilhante.

Conheça o melhor programa destinado para arquitetos, clique aqui.

Precisa de ajudar? Clique aqui.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!