Blog Pormade
Pesquisar
Close this search box.

Histórias que ecoam: Mulheres da Pormade

O Dia Internacional da Mulher é o momento ideal para lembrar que a batalha pela igualdade de gênero é um caminho contínuo. Cada avanço representa um passo em direção a um ambiente mais inclusivo e justo. 

Não há limites para o que nós, mulheres, podemos conquistar. O Dia da Mulher celebra a nossa essência, nos convidando a refletir sobre tudo que já alcançamos, nossa identidade e quem queremos nos tornar.

Cada uma de nós é cercada por mulheres que enfrentam desafios e abrem caminho para as gerações futuras. Sejam líderes, artistas ou mães amorosas, todas fazem diferença e deixam sua marca na história, deixando cada vez mais nítido o compromisso coletivo com a construção de um mundo ideal, onde o potencial de cada mulher seja reconhecido, e acima de tudo, valorizado. 

Na Pormade, celebramos diariamente as mulheres que desempenham papéis fundamentais, impulsionando cada passo da nossa jornada, afinal, não nos restringimos a datas ou momentos específicos, pois reconhecemos nosso valor significativo.

Convidamos você a mergulhar nas histórias inspiradoras que ecoam em nosso cotidiano. Vamos lá? 

Mulheres que inspiram: honrando suas conquistas

Fernanda A. Ferreira Marques

Fernanda Ferreira Marques uma mulher com deficiência auditiva que trabalha na Pormade

Uma mulher resiliente, persistente e extremamente doce, sua jornada é marcada por inúmeras características, e sua deficiência auditiva, embora significativa, é apenas uma entre muitas que definem sua história e trajetória.

Há 11 anos no setor de embalagens, Fernanda manifesta sua gratidão e respeito aos seus colegas “Me senti acolhida por todos. Para mim a Pormade é uma segunda família que sempre me deu todo suporte, independente de qualquer coisa”

Apesar de todo amparo, outras mulheres que compartilham da mesma realidade de Fernanda sofrem com limitações diariamente, sobretudo no ambiente de trabalho, porém, com toda sua empatia e compaixão, Fernanda me conta da importância da inclusão, visto que reconhece todo esforço e dedicação que exercem “É isso que procuramos, novos desafios.”

Marli Moreira Kvaschinieski

Mulher que trabalha na Pormade - Marli Moreira com a camiseta da Pormade

Marli Moreira, 38 anos, mãe atenciosa e uma mulher extremamente gentil, é a personificação de uma pessoa exemplar, em todos os aspectos.

12 anos no setor de embalagens, exerce sua função acompanhada de um sorriso no rosto. Não apenas executa suas tarefas com excelência, mas também dedica seu tempo ao apoio a seus colegas, incluindo duas pessoas com deficiência auditiva, entre elas Fernanda, a qual você já conhece. Marli está sempre pronta para contribuir e garantir que todos ao seu redor se sintam verdadeiramente acolhidos. 

Apesar de todas as responsabilidades que carrega, Marli compartilha comigo um aspecto super bacana: ela é responsável por cuidar da Cantina da Honestidade, um projeto que existe na Pormade há anos, enriquecendo o ambiente colaborativo e fortalecendo o clima organizacional. Sua dedicação e habilidade para manter tudo em ordem são fontes de inspiração para inúmeros colegas, que reconhecem nela não apenas uma colega de trabalho, mas uma peça essencial que mantém a harmonia entre os colaboradores.

Sem dúvida, para Marli, fazer parte da empresa é muito mais que um emprego, é como estar em casa. Há 7 anos, ela tomou a decisão de morar numa residência localizada no pátio do nosso parque fabril. Ao escolher residir no pátio da fábrica, ela enxergou a oportunidade única de facilitar a criação de seus filhos, que naquela época eram pequenos. 

Esse elo especial entre sua vida profissional e pessoal preenche Marli de uma sensação de realização e entusiasmo, que reflete em cada parte da sua vida. 

Terezinha Woinaroski 

Mulher da Pormade - Terezinha Woinaroski em seu ambiente de trabalho

Terezinha, carinhosamente conhecida como Terê, desempenha um papel vital dentro da empresa. Por trás de cada café matinal e em cada ambiente impecável, está Terê e sua equipe, composta por Leoni e Made. 

Ao longo de seus 15 anos de jornada na Pormade, Terê compartilha sua profunda gratidão e o caloroso acolhimento que recebe diariamente “Isso é a minha vida, minha segunda casa! Amo o que eu faço, a Pormade está em mim”, confessa para mim. O amor que ela demonstra ao compartilhar sua rotina reflete na adoração que recebe de seus colegas, sempre prontos para parar e conversar por onde ela passa.

Terezinha é a típica mulher brasileira, sendo o reflexo de cada uma de nós, ela cuida de todos, acolhe com generosidade e conquista a admiração de cada um que a conhece, mais do que poderia imaginar. 

Sueli Heppner 

Mulher da Pormade - Sueli Heppner no Centro Administrativo da Pormade

Sueli não é apenas uma colega, supervisora e coordenadora; ela transmite a amizade genuína com cada colaborador. Em conversas com outras mulheres, é comum ouvir que a Sueli é como a “alma da festa”, cuja presença faz total diferença por onde passa. 

Formada em Administração e Segurança do Trabalho, com pós-graduação em Gestão de Pessoas e MBA em Gestão Estratégica, e Mestrado em Direção e Administração de Empresas (MDAE), pela UDE – Universidad de La Empresa (Montevideo/Uruguai). Sueli carrega o nome da Pormade em sua história profissional há 26 anos. Iniciando como recepcionista, hoje, ela é coordenadora do setor de Recursos Humanos.

Como profissional mulher, Sueli representa a gama feminina dentro da empresa. Usando a sua voz, ajuda a construir novos caminhos que progride o futuro que ainda necessita de muita evolução “Estamos conquistando nosso espaço. Hoje, somos 339 mulheres ao todo, adquirimos empoderamento e conseguimos perceber o quanto isso está sendo valorizado”, compartilhou Sueli. 

Para nós, Sueli representa o amparo e o acolhimento que precisamos em dias corridos, seja por uma conversa rápida ou um abraço caloroso. Conviver com ela nos permite perceber que Sueli não é apenas a alma da festa, mas sim a própria essência da celebração. 

Marciana Masiero dos Santos 

Marciana dos Santos em seu ambiente de trabalho

Com uma trajetória de mais de 30 anos na empresa, Marciana é daquelas mulheres que nos motiva a alcançar novos patamares. Formada em Matemática, com uma segunda graduação em Engenharia de Produção e pós-graduada em Marketing, ela nos ensina que o conhecimento e a educação são tesouros que ninguém nos tira, mostrando na prática que o aprendizado constante é a chave para o crescimento pessoal e profissional, que ecoa além do tempo. 

Marciana trabalha no setor de suprimentos há 20 anos, atualmente é coordenadora da equipe, ela me conta da evolução que enxerga no âmbito feminino da empresa “Fui a primeira mulher a fazer o chá de fralda da minha filha na empresa – prática que existe até hoje com as gestantes – me lembro que não havia nem 10 mulheres comigo, hoje, somos mais de 300.” 

É possível perceber na fala de Marciana o orgulho ao testemunhar a própria contribuição para a evolução da empresa. Contudo, além desse sentimento de realização, ela também destaca a grande importância da participação e valorização da mulher no ambiente de trabalho. 

Eveliz Mari Honoriler

Eveliz Mari Honoriler em seu ambiente de trabalho

Para Mari, a persistência vai além de um simples conceito; é um reflexo claro de sua jornada e desafios superados para chegar até aqui. Com 35 anos de dedicação à Pormade, cada vivência moldou a mulher simpática, atenciosa e profissional que ela é hoje. Sem sombras de dúvidas, Mari é uma das peças essenciais nesta história.

Em conversa comigo, Mari compartilhou um capítulo inesquecível de sua vida, quando enfrentou complicações durante a gestação de seu filho. Naquele momento delicado, toda quantia necessária para os exames foi arrecadada. “Não foi fácil, mas sempre tive apoio dos meus colegas e da empresa, que estiveram do meu lado”, relata Mari com gratidão.

Eveliz Mari é mais uma das figuras femininas que nos representa e que nos inspira a trilhar nosso caminho com entusiasmo, determinação e acima de tudo, respeito. 

Rosalina Pereira da Silva Gregório

Rosalina Pereira da Silva Gregório em seu ambiente de trabalho

Impossível transitar entre a história da Pormade e não mencionar Rosalina, que compartilha sua presença conosco e dedica seu esforço há exatos 36 anos. 

Aos 16 anos, Rosa iniciou sua jornada profissional na Pormade, desde então, cada aprendizado que teve surgiu nos corredores desta empresa. “Aqui, construí minha família e completei meus estudos, mas também formei a pessoa que sou hoje”, compartilha ela com profundo amor em cada fala. 

Desde o início, Rosa recebeu incentivo para terminar seus estudos, na época, na Universidade Corporativa da Pormade, a UNICOP. “Me formei com minha filha e meu filho, quis ser exemplo para eles.”

Sempre persistente, esforçada e curiosa, Rosa não tinha medo do desconhecido, procurava novas oportunidades e desafios, explorando diversas áreas de aprendizado. Mesmo em meio a um ambiente predominantemente masculino, ela liderava o setor com empatia, determinação e força, deixando sua marca em cada pessoa.

Aqueles que têm o privilégio de conhecer Rosa reconhecem nela a personificação da mulher guerreira, singular e dona de um coração generoso que transborda. Sua presença irradia a alegria que todos merecem experimentar, e é assim que ela muda o dia de todos, preenchendo-os de afeto, amor e inspiração.

A marca da mulher na nossa história 

Selecionar apenas sete mulheres dentre tantas histórias inspiradoras foi um desafio, mas cada uma das mulheres da Pormade possui uma jornada única que enriquece nosso ambiente de maneira ímpar. E quando falo em “riqueza”, não estou me referindo a dinheiro. 

As marcas deixadas por elas nos fazem refletir sobre nossa evolução. Durante as conversas, repetidas vezes ouvi a lembrança de que, no passado, era possível contar nos dedos todas as mulheres que aqui trabalhavam. Hoje, podemos não só sentir, mas testemunhar o espaço que conquistamos. 

Ainda estamos escrevendo nossa história, e temos a convicção de que ela está longe de acabar

Assista ao nosso vídeo especial do Dia da Mulher.

Acompanhe nosso Instagram.

Até mais!

Gostou do conteúdo? Compartilhe!