Integrar a natureza na arquitetura é uma tendência crescente na área. Principalmente com o intuito de aproximar as pessoas da natureza, usar esses métodos também proporcionam outros benefícios, como ambientes mais saudáveis e confortáveis.
Esses projetos com incorporação da natureza proporcionam até mesmo uma melhora do ar. Aumento de produtividade e redução de estresse também podem ser notados. Tudo isso apenas usando a natureza em seu favor.
Incrível, né?! Continue lendo para entender como funciona e como você pode adotar esses métodos em seus projetos!
Por que a natureza na arquitetura faz tão bem?
A incorporação da natureza na arquitetura pode também ser chamada de “biofilia”. O termo “bio” vem do grego e significa “vida”, enquanto “filia” significa “amor”. Dessa forma, “biofilia” pode ser traduzido como “amor à vida”. O termo biofilia usado na arquitetura foi cunhado pelo arquiteto Stephen Kellert.
Kellert colaborou muito para difundir o termo dentro da área da arquitetura e design de interiores. Mas afinal, por que a biofilia faz bem para os seres humanos?
O fato é que os benefícios que a biofilia proporciona para os seres humanos está ligado diretamente com nossa evolução e como nossos corpos reagem aos estímulos da natureza. Durante nossa evolução, tivemos uma relação íntima com a natureza. Era ela quem nos fornecia alimento, abrigo e recursos naturais para nosso uso.
A natureza sempre esteve presente em nossas vidas e, incorporá-la em nossa arquitetura foi um processo natural.
Quais os benefícios de introduzir a natureza na arquitetura e em nossos projetos?
Tendo em vista o quão importante é a natureza em nossas vidas, é possível perceber os inúmeros benefícios que ela nos proporciona. Veja alguns deles:
Bem-estar físico e psicológico
Utilizar a natureza em seus projetos podem apresentar alguns benefícios físicos, como melhora do ar, já que as plantas auxiliam em tirar poluentes do ar, como dióxido de carbono e óxido de nitrogênio. A redução do estresse também é um fato, pois ela auxilia muito na ansiedade dos transeuntes. Até mesmo aumento na imunidade é possível ser notado.
Já falando sobre benefícios psicológicos, é possível notar um aumento significativo no bem-estar e melhora no humor. Aumento da criatividade também é um benefício que a biofilia proporciona, por esse motivo muitos escritórios utilizam plantas e aspectos naturais em suas estruturas.
Estímulos sensoriais
A natureza também nos proporciona muitos estímulos naturais que nos beneficiam. O tato é um bom exemplo, a natureza nos permite sentir uma variedade imensa de texturas, desde a folha de uma planta, a uma madeira áspera.
Ambientes que fazem uso de cascatas artificiais também proporcionam estímulos sensoriais, principalmente táteis e auditivos, entregando uma experiência imersiva e agradável.
Bem-estar mental
Contato com a natureza proporciona a liberação de neurotransmissores como a serotonina, que auxilia na regulação do sono, humor, apetite e até mesmo da libido.
A ansiedade e estresse também são reduzidos quando estamos inseridos em um ambiente biofílico.
Como integrar a natureza em meus projetos?
A biofilia pode ser introduzida de várias formas, tanto dentro da arquitetura, quanto no design de interiores. Veja alguns exemplos de projetos biofílicos que você pode usar em seus ambientes:
Jardins internos e externos
O uso de jardins são clássicos quando queremos trazer a natureza para perto. Podendo ser usados para criar diversos ambientes, desde ambientes relaxantes para seu lar, quanto um ambiente produtivo para seu escritório.
Há também diversas maneiras de criar esses jardins. Podem ser grandes ou pequenos, dentro ou fora de do ambiente. Jardins são uma das decorações naturais mais flexíveis e versáteis para um projeto.
Paredes vivas
Esse tipo de estrutura incorpora vegetações em paredes internas ou externas e são as favoritas dos arquitetos. Contudo, além de embelezarem e darem um toque natural ao ambiente, elas também tem vários benefícios aos seres humanos.
A melhoria do ar é possível ser percebida, já que as plantas absorvem muitos dos poluentes. A conexão com a natureza também é muito presente, já que uma parede viva é muito mais tangível, proporcionando uma conexão mais forte.
Materiais naturais
Talvez seja a forma mais acessível e famosa de usar a biofilia em nossos ambientes. A utilização de materiais naturais na arquitetura e design de interiores proporciona um ambiente mais harmonioso e aconchegante.
É possível a utilização de diversos tipos de materiais nos ambientes, como madeira, pedras ou bambu. Até mesmo tecidos naturais, como linho ou algodão, podem ser utilizados, Esses elementos auxiliam no bem-estar e conforto dos ambientes.
Preciso usar a biofilia em meu ambiente?
Como dito, a biofilia é um elemento na arquitetura e design de interiores que vem ganhando ainda mais força no momento que vivemos. O estresse diário no trabalho e a correria da vida moderna demandam elementos que nos acalmem e proporcionem bem-estar.
Então, sim, você deveria dar atenção em como incorporar esses elementos em seus ambientes, principalmente pela qualidade de vida e sustentabilidade!
Quer saber mais? Clique aqui.