A arquitetura está presente na humanidade desde seus primórdios. É possível notar isso quando percebemos que a palavra arquitetura vem do grego “architekton”, traduzido como “mestre construtor”.
Os primeiros indícios de arquitetura datam da pré-história, sendo abrigos de pedras e tendas feitas de peles. Essas estruturas eram usadas principalmente como abrigos contra o clima que assolava nossos ancestrais.
Não muito longe, temos em nosso senso coletivo as majestosas estruturas construídas ao passar das eras, como as pirâmides, o coliseu e os templos gregos. Sim, a arquitetura faz parte de nossa história, está emprenhada em nosso DNA.
Por esse motivo, o curso de Arquitetura e Urbanismo é um dos mais cogitados e procurados pelas pessoas quando decidem por um ensino superior. Mas afinal, vale a pena cursar Arquitetura e Urbanismo?
Continue lendo e tire suas dúvidas!
Eu preciso ser um artista para cursar Arquitetura e Urbanismo?
Não! Esse questionamento talvez seja um dos que mais afastam as pessoas da faculdade de arquitetura. Temos o hábito de pensar que para cursar arquitetura é necessário ter um “dom natural”, mas o fato é que isso é apenas mais um achismo. A arquitetura é uma faculdade que pede um conjunto que habilidades que podem ser aprendidas com esforço e dedicação.
Alguns dos conhecimentos são, por exemplo, criatividade, habilidades técnicas, conhecimentos práticos e pensamento crítico. Tudo isso é ensinado didaticamente para os estudantes.
Muitos arquitetos desenvolvem esse senso artístico após muitas tentativas e erros, anos de experiência e acima de tudo, paixão pelo que estão fazendo. Então, é fato que o senso de que é necessário ser um artista para cursar arquitetura é apenas uma falácia. Mais um mito, facilmente derrubado sobre a matéria.
Qual o perfil que preciso ter para ser um arquiteto?
Como eu disse, é uma mentira quando falam que é preciso ter um “dom” para ser arquiteto. Então, quais são as habilidades que preciso ter para o curso? É necessário ter em mente de que você precisa ter algumas habilidades técnicas, criativas e interpessoais para conseguir desempenhar com primor o curso. Entre elas estão:
- Criatividade: gerar ideias inovadoras e únicas para resolver problemas estéticos e criar espaços que sejam agradáveis para se estar.
- Aprender habilidades em desenho: saber comunicar visualmente seus projetos é mais que necessário. Seus clientes irão demandar uma visualização de como será o resultado e você como arquiteto deve saber como entregar isso.
- Habilidades técnicas: matemática, física, estruturas, tecnologias de construção, programas, engenharia. Todos são tópicos que você deve entender para poder entregar um projeto seguro, esteticamente agradável e acima de tudo, viável.
- Gestão de tempo: você, como um profissional de arquitetura, terá que aprender a trabalhar com prazos, muitas vezes apertados. Um gerenciamento de tempo eficiente é mais que necessário.
- Trabalho em grupo: aprender a trabalhar em grupo em um projeto é uma obrigação, não uma opção. Um projeto arquitetônico exige inúmeros profissionais, desde você, o arquiteto, quanto o engenheiro, eletricista, pedreiro, entre diversos outros que dão vida ao projeto.
- Liderança: muitas vezes você será o responsável por guiar todo o projeto, saber quem contratar, gerenciar prazos, entre diversas outras responsabilidades que o cliente irá lhe atribuir.
Algumas dessas habilidades podem parecer extremamente complexas, mas é tudo aprendizado. O curso de Arquitetura e Urbanismo é projetado de forma que todas essas habilidades sejam desenvolvidas ao longo do processo. Então, não se preocupe, a única coisa que você precisa é de dedicação!
O que eu aprendo em Arquitetura e Urbanismo?
Acabei de te mostrar algumas habilidades pessoais que você deve se esforçar para aprender ao longo do curso. Mas quais matérias eu aprendo? Você pode se perguntar. As matérias variam de acordo com cada instituição, mas, em geral, você irá aprender o seguinte:
- Teoria da arquitetura
- História da arquitetura
- Desenho arquitetônico
- Construção e tecnologia
- Planejamento urbano e regional
- Projeto arquitetônico
- Paisagismo
- Topografia
- Legislação urbana e ambiental
- Gestão de projetos
- Sustentabilidade
- Ética profissional
É mais que necessário que o curso tenha uma combinação equilibrada entre teoria e prática, para que os estudantes consigam aplicar seus conhecimentos em projetos reais. É possível notar quão diversificado é a grade curricular de Arquitetura e Urbanismo, isso é necessário, pois a matéria flerta entre diversos campos de estudo, desde sustentabilidade, legislação e geografia.
Enfim, devo cursar Arquitetura e Urbanismo?
Como dito, muitas vezes o motivo que impede as pessoas de cursar Arquitetura e Urbanismo são os achismos, principalmente pensar que é necessário ter um dom natural, ser um artista, saber desenhar, entre diversos outros motivos que caem por terra quando paramos para notar a grade curricular e suas aplicações.
O curso é versátil, tendo inúmeras áreas de atuação, como arquitetura residencial, comercial, industrial, interiores, educacional, entre inúmeras outras, que proporcionam aos profissionais se especializar em diversos aspectos. A versatilidade da profissão permite alinhar seus interesses e habilidades onde melhor se encaixam.
Incrível, né?! Espero que tenha mudado sua opinião sobre o curso.
Tem alguma dúvida? Clique aqui.