No decorrer de nossa rotina, circulamos por diversos espaços, nossa casa, a casa de nossos amigos, nosso trabalho, restaurante, etc. Entramos e saímos, vamos de um lado para o outro, mas nunca paramos para pensar em como aquela estrutura foi cuidadosamente desenhada para que pudesse ser utilizada dessa forma.
E realmente, quando falamos em todas as etapas envolvidas no processo, desde a concepção até a conclusão, podemos perceber que são inúmeros os estágios que uma obra passa para o enfim, encerramento. Uma das etapas que praticamente todas as estruturas passam, é a sua planta baixa.
Ficou curioso para saber o que é, qual sua importância, tipos e como ela é feita? Esse conteúdo vai te conduzir perfeitamente, acompanhe!
O que é uma planta baixa, primeiramente?
A planta baixa, se trata basicamente de um desenho técnico de uma estrutura, visto de cima. Ela tem disposta em si, todos os cômodos de uma obra. É como se olhássemos, por exemplo, uma casa sem cobertura.
Ela pode ser conhecida por diversos outros termos, como planta arquitetônica, planta de casa, desenho arquitetônico, mas em suma, todos esses termos estão relacionados a esse desenho que representa a disposição de cômodos.
Essa planta baixa, é o desenho que o profissional mostra para seu cliente, podendo ser verificado mais facilmente onde estão todos os cômodos, como sala, cozinha, quartos e banheiro. Além de representar paredes, janelas e portas. Aliás, quer saber como identificar a abertura de sua porta? Temos um conteúdo que fala sobre isso, basta clicar aqui.
Tipos de planta baixa
A planta é conhecida popularmente por representar todo o desenho arquitetônico, principalmente de residências, contudo existem diversos outros tipos de planta baixa.
Planta baixa arquitetônica
Esse tipo de planta é utilizada principalmente para representar projetos como casas, edifícios, e determinadas outras obras, onde a planta irá representar aspectos como comprimento e espessura das paredes, portas, janelas e outros tipos de elementos.
Planta baixa de mobília
Esse tipo de projeto, é voltado majoritariamente para profissionais de design de interiores, por exemplo. Nele será representado toda a disposição de móveis em um ambiente, que ajuda principalmente na decoração.
Planta baixa hidrossanitária
Essa planta auxilia principalmente na projeção e localização de tubulações de água e esgoto, que irá incluir chuveiros, pias, vasos sanitários, torneiras, etc. Será a representação de todo o sistema de encanamento de um projeto.
Planta baixa elétrica
Esse tipo de planta baixa, por outro lado, representará todo o sistema elétrico do projeto. Nela estará disposta onde ficará todas as tomadas, interruptores e a fiação como um todo. Usada majoritariamente por eletricistas que estão inclusos nos projetos.
Planta baixa de estrutura
Já essa, por outro lado, representa toda a estrutura de um projeto, como vigas, colunas, estruturas de sustentação, pilares, lages, entre outros componentes essenciais na estrutura de uma obra.
Características de uma planta baixa
Como citei anteriormente, a planta baixa será o projeto que o arquiteto irá lhe apresentar e é de importância que você consiga entender e saiba ler, a interpretação desse documento é essencial para que tudo saia como você sempre desejou!
Algumas das características que a planta baixa representa, são:
- Portas: Disposição, abertura e dimensões.
- Paredes: Localização e espessura.
- Janelas: Localização e tamanho. Geralmente também mostra a altura em relação ao chão.
- Dimensões: Tamanho dos cômodos, tendo medidas precisas dos mesmos.
- Móveis: Algumas plantas também mostram a disposição dos móveis no espaço.
Todas as plantas baixas fornecem informações precisas sobre as características dos projetos, é de suma importância que você consiga entender cada um desses aspectos para saber que seu projeto está caminhando para a direção desejada.
Eu preciso de uma planta baixa para meu projeto?
Quando estamos nos programando para um projeto, seja uma residência, um novo escritório ou qualquer outra obra, é necessário que façamos todas as etapas corretas. A contratação de bons profissionais, materiais de qualidade e todo o planejamento devem ser pensados de forma minuciosa. E a planta baixa se inclui nisso.
Ela será um manual para os profissionais que guiarão o processo de construção, então não esqueça de dar a devida importância para a planta de seu projeto.
Tem alguma dúvida? Entre em contato conosco por aqui.