Blog Pormade
Pesquisar
Close this search box.

Estádios de futebol e suas arquiteturas marcantes

Os estádios de futebol possuem muita história, servem de palco para disputas que reúnem milhares de pessoas, além de serem pontos turísticos e destacaram-se na arquitetura dos centros urbanos.

A arquitetura dos estádios de futebol une história, esporte e cultura em espaços emblemáticos. Além de servirem como palcos para disputas apaixonantes e reunir multidões, essas estruturas também se destacam como pontos turísticos e contribuem para a arquitetura urbana.

Neste conteúdo, conversaremos sobre como a arquitetura influencia também o mundo do esporte. Vem!

Arquitetos e os estádios de futebol

A arquitetura dos estádios de futebol desempenha um papel fundamental na criação de espaços emblemáticos, que combinam história, esporte e cultura. Além de sua importância esportiva, os estádios de futebol também se destacam como pontos turísticos e contribuem para a arquitetura dos centros urbanos.

Com designs inovadores, estruturas imponentes e características distintas, eles se tornaram marcos arquitetônicos que atraem visitantes e se integram harmoniosamente às paisagens urbanas.

Estádio Joaquim Américo Guimarães (Ligga Arena)

O Estádio Joaquim Américo Guimarães ou Ligga Arena (por razões de naming rights) ou, ainda, Arena da Baixada (como é mais conhecido), é a arena do Club Athletico Paranaense, localizado em Curitiba, capital do estado do Paraná, Brasil.

 

Estádios de futebol: Arena da Baixada

O projeto de renovação do estádio para a Copa do Mundo de 2014 foi assinado pelo arquiteto Carlos Arcos, que projetou o estádio para que se encaixasse no cenário urbano de Curitiba.

Estádio Jornalista Mário Filho (Maracanã)

Estádio Jornalista Mário Filho, mais conhecido como Maracanã, ou carinhosamente como Maraca, é um estádio de futebol localizado na Zona Norte da cidade brasileira do Rio de Janeiro.

Estádio de futebol: Maracanã

A arquitetura do espaço foi definida por meio de um concurso aberto pela prefeitura do Rio de Janeiro em 1947. Na ocasião, o projeto arquitetônico vencedor foi apresentado por Miguel Feldman, Waldir Ramos, Raphael Galvão, Oscar Valdetaro, Orlando Azevedo, Pedro Paulo Bernardes Bastos e Antônio Dias Carneiro.

Estádio 974

O Estádio 974, anteriormente conhecido como Estádio Ras Abu Aboud, foi um estádio de futebol no Catar, construído para sediar a Copa do Mundo FIFA de 2022. Foi o primeiro estádio desmontável da Copa do Mundo FIFA na história.

Estádio de futebol: 974

Estádio 974, assinado por Fenwick Iribarren Architects, é inspirado pelo comércio internacional e marítimo do Catar.

Estádio Governador Magalhães Pinto

O Estádio Governador Magalhães Pinto, mais conhecido como Mineirão, é um estádio de futebol localizado em Belo Horizonte, Minas Gerais, onde os clubes Cruzeiro Esporte Clube e Clube Atlético Mineiro mandam os seus jogos.

Estádios de futebol: Mineirção

O estádio, inaugurado em 1965, é assinado pelos arquitetos Eduardo Mendes Guimarães Júnior e Gaspar Garreto. Para sediar a Copa do Mundo de 2014, o espaço também passou por reformas baseadas em uma proposta do escritório de arquitetura BCMF Arquitetos.

Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho

Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, mais conhecido por Estádio do Pacaembu ou simplesmente Pacaembu, é um estádio desportivo localizado na praça Charles Miller, no final da avenida Pacaembu, no bairro do Pacaembu, na zona central da cidade de São Paulo, no Brasil.

Pacaembu

Com um estilo art déco, ele foi projetado pelo arquiteto Lúcio Costa para adequar-se à região onde está localizado desde 1940 de forma harmônica. Além disso, o espaço também faz parte do projeto desenvolvido, na década de 1920, pelo arquiteto inglês Barry Parker para o bairro do Pacaembu.

Estádios de futebol, qual é o seu preferido?

São diversos estilos, projetos e experiências diferentes. Em minha opinião, o Estádio 974 é um dos mais interessantes, junto do Estádio Nacional de Pequim (Ninho de Pássaro) que comentamos em outro conteúdo.

E, para você? Qual estádio tem a melhor arquitetura?

Ficou com dúvidas ou precisa de ajuda? Clique aqui.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!