Blog Pormade
Pesquisar
Close this search box.

SketchUp travando? Resolva aqui!

O SketchUp é um software popular entre arquitetos e designers de interiores. Fácil e intuitivo, a ferramenta permite que desenhos 3D sejam criados no desenvolvimento de projetos arquitetônicos.

Com a ferramenta, os profissionais têm a possibilidade de criar o design do projeto arquitetônico antes mesmo de ele ser executado. Principalmente por essa facilidade, o SketchUp tornou-se uma ferramenta essencial para os profissionais e empresas da área, mas, para poder utilizá-lo, existem alguns detalhes que precisam ser analisados, como os requisitos mínimos, por exemplo.

Sketchup é um programa de modelagem 3D

Neste conteúdo, conversaremos sobre a ferramenta, vantagens e também algumas dicas para garantir que você possa utilizar 100% dos seus benefícios. Antes que eu me esqueça, trouxe dicas de plug-ins também…

Aproveite!

O que é o SketchUp?

É um software que permite a modelagem 3D. Essa ferramenta permite que os profissionais da área, como arquitetos e designers de interiores, criem rascunhos de ambientes já imaginando como o espaço ficaria quando construído.

Quais são os requisitos mínimos para utilizar o software?

Como diversos softwares, a ferramenta também requisitos mínimos para a execução ser satisfatória. Lembre-se que os requisitos são o suficiente para que o SketchUp seja utilizado. Se o interesse for utilizar o poder máximo da ferramenta, utilize os requisitos recomendados.

SketchUp possui requisitos minimos

Uma conexão com a internet é necessária para instalar e autorizar o SketchUp e usar alguns dos recursos. Além disso, o SketchUp Pro precisa do .NET Framework versão 4.5.2.

Requisitos mínimos

  • Processador de 1 GHz
  • 4 GB de RAM
  • 500 MB de espaço livre em disco
  • Placa de vídeo 3D com 512 MB ou mais de memória e compatível com aceleração de hardware. Confirme que o driver da placa de vídeo é compatível com OpenGL versão 3.1 ou posterior e que está atualizado.

Requisitos recomendados

  • Processador 2 GHz ou mais rápido
  • 8 GB de RAM ou mais
  • 700 MB de espaço em disco disponível
  • Placa de vídeo 3D com 1 GB ou mais de memória e compatível com aceleração por hardware. Confirme que o driver da placa de vídeo é compatível com OpenGL versão 3.1 ou posterior e que está atualizado.

Quais são as vantagens de utilizar o SketchUp?

Como já conversamos acima, uma das principais vantagens é poder visualizar o projeto em 3D antes mesmo de se tornar real. Mas, além disso, existem outras vantagens, como a facilidade onde a ferramenta pode ser utilizada. É prática e intuitiva.

Outro detalhe muito importante é a facilidade de se comunicar com o cliente ou empresa. O projeto pode ser levado para diversas situações, por estar hospedado na memória.

Dicas para evitar travamento do SketchUp

Considerando os requisitos mínimos, além do upgrade de componentes, você pode realizar as seguintes ações.

Fade Rest of Model

É uma ótima função que permite “separar” os objetos que estão sendo editados, ocultando o restante da edição, diminuindo a quantidade de informação de processamento e deixando o processo mais rápido.

Layers

Layers ou camadas são essenciais para quem visa utilizar a ferramenta de maneira otimizada. Os “layers” permitem que os objetos sejam separados por categorias e que também fique oculta qualquer uma dessas camadas sempre que ela não precise ser visualizada.

Desligue as Sombras

As sombras são legais em qualquer software, por deixarem os projetos muito bonitos e interessantes. Mas, as sombras deixam a ferramenta mais lenta por utilizarem bastante informação do processador. Desligue as sombras e utilize apenas quando forem necessárias, como em apresentações, por exemplo.

Dica especial de plug-in para SketchUp

Proxy View, é gratuito e muito útil!

O plug-in Proxy View permite que o SketchUp fique mais rápido, substituindo temporariamente os modelos 3D mais complexos por modelos mais simples.

O que achou das dicas?

São simples, mas podem fazer a diferença na utilização da ferramenta!

Se ficou com dúvidas ou precisa de ajuda, clique aqui.

Conheça a parceria mais versátil para arquitetos aqui.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!