Ruas e avenidas famosas… Quem nunca teve interesse em conhecê-las? Seja por sua importância, beleza ou história, alguns lugares são indispensáveis em roteiros especiais para arquitetos e profissionais da área.
Com certeza, nomes como Wall Street e Champs-Élysées vêm à mente, não é mesmo? Mas, além desses dois locais, existem outros igualmente interessantes e importantes que podem servir de inspiração para um novo projeto.
Localizadas em diversas partes do mundo e com atrativos variados, neste conteúdo proponho explorar ruas e avenidas famosas que todo arquiteto precisa conhecer.
Vamos lá!
Quais ruas e avenidas todo arquiteto precisa conhecer?
Algumas das ruas e avenidas mais interessantes em termos de arquitetura, cultura e sociedade são realmente impressionantes. Abaixo estão algumas opções para quem deseja explorar ainda mais essas áreas.
5th Avenue, Nova Iorque
Também conhecida como Fifth Avenue, é uma avenida movimentada em Manhattan, Nova Iorque, Estados Unidos. Ela possui diversas propriedades particulares caras, além de mansões históricas em toda a sua extensão, como a Benjamin N. Duke House, por exemplo
Muitos locais notáveis e edifícios famosos com uma arquitetura incrível estão situados ao longo da Fifth Avenue, desde Midtown até ao Upper East Side. Em Midtown, encontram-se o Empire State Building, a Biblioteca Pública de Nova Iorque, o Rockefeller Center e a Catedral de St. Patrick.
Champs-Élysées, Paris
A Avenida Champs-Élysées é uma prestigiada avenida em Paris, na França. Com seus cinemas, cafés, lojas de especialidades luxuosas e árvores de castanheiros-da-índia, é um dos principais destinos turísticos em Paris. A parte inferior da Champs-Élysées é delimitada por edifícios como o Théâtre Marigny e o Grand Palais (que contém o Palais de la Découverte).
Esses são locais importantíssimos para a arquitetura de Paris e da França, recebendo, inclusive, grandes desfiles patrióticos franceses, como o de comemoração do armistício da Primeira Guerra Mundial.
Via Dolorosa, Jerusalém
A Via Dolorosa é uma rua na cidade velha de Jerusalém, que começa no Portão do Leão e percorre a parte ocidental da cidade, terminando na Igreja do Santo Sepulcro.
Conforme a tradição, foi por esta rua que Jesus Cristo carregou a cruz. A rua possui nove das quatorze estações da cruz. As últimas cinco estações estão no interior da Igreja do Santo Sepulcro. A arquitetura da cidade de Jerusalém é especial, com diversas estações e detalhes que remetem à caminhada de Jesus até o sepultamento.
Wall Street, Nova Iorque
É uma rua localizada na região inferior de Manhattan, sendo considerada o coração histórico do atual Distrito Financeiro da cidade de Nova Iorque, onde se localiza a bolsa de valores da cidade.
A arquitetura dos edifícios de Wall Street está, em geral, enraizada na Idade Dourada, mas há alguns prédios sob influência da Art Deco. Entre os edifícios marcantes em Wall Street estão o Federal Hall, o The Trump Building, o 14 Wall Street e o prédio da New York Stock Exchange.
Calçada da Fama de Hollywood, Los Angeles
A Calçada da Fama de Hollywood é um marco histórico que consiste em mais de 2.700 estrelas de cinco pontas embutidas nas calçadas ao longo de 15 quarteirões do Hollywood Boulevard e três quarteirões da Vine Street em Hollywood, Califórnia.
Mais de 2 mil pessoas receberam uma homenagem na calçada e outras 10 milhões de pessoas a visitam anualmente.
Abbey Road, Londres
Abbey Road é uma via no bairro de Camden e na cidade de Westminster, na Grande Londres, que percorre aproximadamente de noroeste a sudeste através de St John’s Wood, perto do Lord’s Cricket Ground.
Os Beatles nomearam seu último álbum de estúdio com o nome desta rua e a fotografia da capa do álbum mostra os quatro membros do grupo atravessando a faixa de pedestres do lado de fora da entrada do estúdio.
Lombard Street, São Francisco
Lombard Street é uma das vias de trânsito mais famosas da cidade de São Francisco, na Califórnia, Estados Unidos. Ganhou destaque internacional devido à ladeira íngreme que a atravessa em zigue-zague. Já serviu de cenário para vários filmes rodados na cidade.
O formato incomum da rua foi idealizado em 1922 pelo proprietário Carl Henry, para eliminar a inclinação de 27 graus da colina e possibilitar o tráfego de automóveis.
O que você achou das ruas e avenidas?
Considerando todos os aspectos arquitetônicos, a Quinta Avenida (5th Avenue) seria o local ideal para iniciar as visitas. Espaços como o Rockefeller Center, com seus 89 mil m² e mais de 18 edifícios, são interessantes para aguçar a imaginação, concorda?
Para qual local você iria primeiro?
Se ficou com dúvidas ou precisa de ajuda, clique aqui.