Blog Pormade
Pesquisar
Close this search box.

7 filmes e séries que todo arquiteto deveria assistir

Filmes, séries e documentários são ótimas formas para que arquitetos possam relaxar, aprender, se divertir e explorar novos mundos. Porém, existem alguns filmes que são quase obrigações para os profissionais dessa área, como a obra A vida é um Sopro, que conta a história do arquiteto mais influente do século XX, Oscar Niemeyer.

Esses filmes, séries e documentários podem ser uma fonte valiosa de inspiração para todos os arquitetos. Com a percepção aguçada, eles podem encontrar diferentes estilos, materiais e técnicas utilizadas nos projetos.

Neste conteúdo, vamos conversar sobre alguns desses trabalhos e aprender um pouco mais.

Vem comigo!

Quais são os filmes, séries e documentários que todo arquiteto deveria assistir?

Lembrando que não existem obrigatoriedades! (haha)

Mas são trabalhos que podem transformar o início de um projeto arquitetônico, por exemplo. Outros trabalhos, como o Lego House, são curiosos e interessantes e podem servir de inspiração.

As casas mais extraordinárias do mundo (2017)

Casas penduradas, construídas em ambientes praticamente sem habitantes, presas, em montanhas ou dentro da terra. Já pensou? O arquiteto Piers Taylor e a atriz Caroline Quentin viajam pelo mundo em busca das casas mais incríveis já construídas.

Arquitetos e a casa mais extraordinária do mundo

É uma minissérie com 12 episódios divididos em duas temporadas. Cada episódio dura, em média, 40 minutos, o que não o torna tão cansativo. O estilo é meio documental/reality show, onde o arquiteto é o responsável pelo olhar técnico das construções e a atriz passa o olhar pessoal como uma hóspede.

Building Africa: Architecture of a Continent (2005)

A estreia foi em 2005. É um filme da BBC que conta a viagem dos edifícios “misteriosamente bonitos” de Mali para o ditador italiano Benito Mussolini no Modernismo no Estado de Eritreia.

Arquiteto construindo a africa

O filme é narrado por um arquiteto, o britânico David Adjaye. Desembaraçando as influências culturais e imperiais que transformaram a arquitetura vernacular, colonial e pós-independência africana ao longo dos séculos.

Oscar Niemeyer: A Vida é um Sopro (2007) (Arquiteto)

A história de Oscar Niemeyer, talvez o arquiteto brasileiro mais influente do século XX.

Oscar, um dos arquitetos mais influentes do Brasil

Nessa obra, é mostrado como Niemeyer revolucionou a Arquitetura Moderna, introduzindo a linha curva e a exploração de novas possibilidades de uso do concreto armado, além, é claro, de seus pensamentos sobre a vida e uma sociedade mais justa.

Big Time (2017)

Somente pelo trailer já é possível identificar a ideia do filme. Bjarke Ingels, um arquiteto dinamarquês que estudou na Dinamarca e na Escola Técnica Superior de Arquitetura de Barcelona, tenta terminar um de seus maiores projetos até o momento, mas passa por uma concussão grave e sérias dores de cabeça.

Big TIME

O filme nos envolve nos processos criativos do arquiteto, bem como nos compromissos importantes que o seu trabalho envolve.

LEGO House: Home of the Brick (2018)

Levando os espectadores em uma jornada através da concepção, design, construção e inauguração da LEGO House, o documentário oferece uma visão sobre os desafios enfrentados ao longo do processo, além de pensamentos e reflexões dos principais colaboradores do projeto, incluindo o próprio Bjarke Ingels.

LEGO House: Home of the Brick oferece uma visão completa sobre a criação do projeto, detalhando os principais problemas iniciais de construção, atrasos e a conclusão de um dos projetos mais icônicos dos últimos anos.

Lego HOuse construindo por arquitetos

O documentário mergulha na história da marca LEGO, na visão e na importância atribuída a LEGO House pelos diretores da empresa e, talvez o mais interessante, a uma série de entrevistas com Bjarke Ingels, nas quais ele reflete sobre o papel da LEGO no desenvolvimento de sua própria trajetória profissional.

Elevado 3.5 (2010)

O filme é brasileiro, de Maíra Santi Bühler, Paulo Pastorelo e João Sodré, e mostra o mundo das pessoas que vivem ao redor do Elevado Presidente Costa e Silva, mais conhecido como Minhocão, construído na zona central de São Paulo durante a ditadura militar.

elevado 3.5, arquiteto em toda parte

Desde o nível da rua aos pavimentos superiores, o espectador é levado por diferentes pontos de vista. Por cima e por baixo do viaduto, sob sua sombra ou à luz da cidade, o documentário se desenvolve através das histórias das personagens que convivem cotidianamente com esta grande estrutura de concreto.

Urbanized (2011)

Esse documentário é sobre o desenho das cidades, com foco em estratégias por trás do desenho urbano, além de possuir alguns dos mais importantes arquitetos, urbanistas e políticos, construtores e pensadores.

Urbanized, arquiteto em construção

Esses profissionais falam sobre os problemas dos grandes centros urbanos, considerando que mais da metade da população mundial vive nessas áreas e, também, sobre estratégias por trás do design de casa cidade.

E aí arquiteto, irá assistir qual primeiro?

Confesso que achei muito interessante o Building Africa: Architecture of a Continent. A cultura africana é muito rica e especial. Outro detalhe é que entre tantas reconstruções e adaptações, os projetos continuam com muita personalidade e história.

Espero que tenha gostado das dicas. Garanto que, se tiver oportunidade, não vai se arrepender.

Possui dúvidas? Clique aqui.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!