Blog Pormade
Pesquisar
Close this search box.

O que é o Piso Vinílico?

O piso é um item indispensável para residências, comércios e empresas. Alguns deles possuem características que podem deixar o espaço mais aconchegante, contemporâneo ou iluminado.

Além disso, o piso pode acrescentar uma camada de sofisticação e beleza ao espaço. Sendo assim, é importante escolher o tipo de piso adequado para cada ambiente, de forma que ele combine com o estilo geral, crie contraste e seja resistente.

Interessante, né?

 Vem comigo!

E por que o piso é vinílico?

O piso vinílico é feito do PVC, um material plástico também chamado de vinil. É um material muito resistente, reciclável e versátil, podendo ser usado para compor o design do seu lar, escritório ou empresa.

Piso Vinilico com paginação e coleção Belezas do Brasil

É mais durável que outros tipos de pisos, como laminados, carpetes e até mesmo o porcelanato. Na hora da instalação, há a opção de usar fixação por encaixe, o famoso “click” ou cola.

Quais são os seus diferenciais?

O piso vinílico é um dos tipos de revestimento mais populares para uso em casa, escritórios e outros ambientes. É conhecido por sua resistência, durabilidade e aspecto moderno. Além disso, o piso vinílico oferece muitas vantagens, como:

Facilidade de manutenção: o piso vinílico é muito fácil de limpar e requer pouca manutenção. Você só precisa aspirar ou passar um pano úmido para mantê-lo limpo.

Variação de cores e desenhos: o piso vinílico é disponível em uma grande variedade de cores e padrões para você escolher o que melhor combina com seu estilo e preferências.

Piso Vilico da coleção Belezas do Brasil

Conheça a coleção Belezas do Brasil, uma viagem pela natureza, com diversas cores vibrantes que dão movimento e leveza a vida.

Economia de energia: o piso vinílico tem uma camada de isolamento térmico, ajudando a conservar a temperatura do ambiente, economizando energia.

Preço acessível: o piso vinílico é bastante acessível, tornando-se a escolha ideal para quem deseja economizar.

Durabilidade: o revestimento vinílico é muito resistente e pode durar por anos.

O piso vinílico é uma excelente opção para quem quer dar um toque de modernidade e beleza ao seu ambiente, sem ter que investir muito. Além disso, é um revestimento durável e acessível que oferece muitas vantagens, como conversado acima.

O piso vinílico pode molhar?

O piso vinílico é a prova d’água.

Mas não é por esse motivo que devemos jogar grandes quantidades de água no piso. O material principal, o vinil, não é afetado pela água, mas existem alguns cuidados relevantes durante a instalação.

E por falar em instalação…

Um dos diferenciais desse tipo de piso é a instalação rápida e limpa. Você pode instalar em pisos antigos, facilitando as reformas que necessitam ser rápidas e reduzir o trabalho árduo.

Instalação do Piso vilico

Além de poder ser instalado sobre o contrapiso de cimento, já nivelados e firmes.

Quais são os tipos de piso vinílico?

Falarei sobre eles abaixo, mas, antes disso, precisamos entender que existem vários formatos, como mantas, placas, réguas, hexágonos e outras formas geométricas. Os principais e mais utilizados são em réguas e placas, SPC Click e o LVT Colado:

O SPC (Stone Polymer Composite), que é rígido, possui 5 mm de espessura e a instalação é clicada. Já o LVT (Luxury Vinyl Tile) é flexível, com 2 mm de espessura e é colado diretamente no contrapiso impermeabilizado e nivelado.

A instalação do SPC é clicada, muito rápida, sem sujeira e sem o uso de cola, sendo a solução ideal para quem quer agilidade na obra e ganhar conforto térmico e acústico.

É recomendado a impermeabilização para que você tenha total segurança contra infiltrações por capilaridade (ascendente) evitando possível mau cheiro no ambiente.

O piso SPC é sustentável, fácil de limpar e antialérgico. Ele proporciona conforto térmico e acústico, com redução de até 39 dB, eliminando ruídos “toc toc”. Ah! E os objetos pesados não marcam este piso.

O LVT colado 2 mm requer uma atenção redobrada no momento da instalação. Vamos pontuá-los agora:

A instalação do piso colado começa na preparação do contrapiso que é a impermeabilização e o nivelamento;

Certificar-se, com medidor, que a umidade do contrapiso não ultrapasse 2,5%.• Impermeabilizar o contrapiso antes (ideal) ou após nivelado para evitar o desplacamento das peças.

Contrapiso impermeabilizado e perfeitamente nivelado para ter um resultado perfeito de colagem na superfície final do piso.

Certifique-se que o instalador seja altamente qualificado para a instalação de piso colado. Um bom instalador de piso colado é quem entende da preparação do contrapiso impermeabilizado e nivelado.

A minha indicação é que a cola Mapei Ultrabond Eco 4 LVT seja utilizada para instalar o piso vinílico sobre o autonivelante impermeabilizado e nivelado.

Estava quase esquecendo… A paginação!

Após escolher o modelo, o ambiente em que ele será instalado e ter encontrado o melhor instalador disponível, é hora de encontrar a melhor paginação do acabamento ou cor escolhido.

Deixarei uma foto abaixo para simplificar o entendimento.

Paginação do Piso Vilico, ideal para ambientes modernos

Percebeu? Esse é um exemplo do piso chamado “Amazônia”, da coleção Belezas do Brasil da Pormade.

Essa paginação não está errada. Sério, ela está perfeita lembrando a madeira. Você poderá brincar com a paginação e escolher a que melhor combinar com o seu estilo.

Interessante, né?

Existem outros tipos de pisos, desde o laminado até o porcelanato. Eu sempre recomendo que você encontre a melhor opção para o que você realmente necessita.

Porém, como conversamos acima, o piso vinílico é realmente muito superior a todos os outros, desde o conforto acústico e térmico, a fácil manutenção e conservação.

O piso vinílico irá se adequar a qualquer ambiente e a sua decoração poderá partir dele.

Quer saber mais? Clique aqui.

Precisa de ajuda para identificar a melhor opção para você? Clique aqui.

Ficou com dúvidas sobre a paginação? Clique aqui.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!