A cada quatro anos, jogadores e torcedores de diversas nações se reúnem para disputar e acompanhar a Copa do Mundo.
O futebol é muito popular né? Logo na primeira edição realizada, em 1930, aproximadamente 430 mil pessoas acompanharam o Uruguai tornar-se o primeiro campeão mundial de seleções.
Como o sucesso já era esperado, 04 anos em 1934, outro torneio foi realizado, na Itália, e por algum motivo desconhecido, o número de expectadores diminuiu (393 mil), mas isso não tirou o brilho da própria Itália e o caneco ficou em casa.
Temos muita coisa para conversar, vamos com calma.
Antes de tudo, você sabe quando e onde a Copa de 2022 será realizada?
Copa do Mundo de 2022
O torneio deste ano começa no dia 21 de novembro. Sediado no Catar, um país de aproximadamente 11.610 mil km² (o menor país sede da história), localizado no Oriente Médio.
Para termos uma ideia, o país é menor que o estado do Sergipe, e conta com quase 3 milhões de habitantes.
O primeiro jogo dessa edição fica por conta dos donos da casa, o Catar enfrenta o Equador às 13 horas do mesmo dia.
Quando a maior seleção do mundo joga?
A seleção brasileira estreia no dia 24 de novembro, contra a Sérvia (quem?). Em seguida, Suíça e Camarões.
Confira:
— 24/11 (quinta-feira), às 16h: Brasil x Sérvia;
— 28/11 (segunda-feira), às 13h: Brasil x Suíça;
— 02/12 (sexta-feira), às 16h: Camarões x Brasil.
Desse grupo (G), passa Brasil e mais um, veremos.
Mais curiosidades…
Em 1938, a Itália (😫) era o time a ser vencido. Confirmaram o favoritismo, passaram pelo Brasil na semifinal, ficaram com a taça e viraram a primeira seleção bi campeã do torneio.
Lembrando que 1938 é pré-guerra mundial né? O técnico daquela época ordenou até que os jogadores realizassem aquela terrível saudação. Os torcedores presentes vaiaram e 1 anos depois a guerra iniciou.
A outra copa só voltou a ser realizada em 1950 (que tristeza, meu Deus). Dessa não falaremos muito porque diante de 174 mil pessoas lá no Maracanã, o Brasil perdeu para Uruguai, bi campeões também.
Pularemos 1954, nesse ano a Alemanha foi campeã…
Olá, mundo! Em 1958 a seleção brasileira desencantou, mas cá entre nós, o título já era nosso antes mesmo de entrarmos em campo para o primeiro jogo.
Pelé e Garrincha, te lembra algo? Na final, a Suíça não conseguiu superar o ataque do Brasil e tomou 4 gols. Sabia que na cerimônia de encerramento, o capitão Bellini, a pedido dos fotógrafos que tentavam registrar o momento, levantou a taça para o alto? Esse gesto é repetido até hoje pelos campões, em todas as competições.
Em 1962 não tínhamos Pelé, mas o Garrincha estava com muita vontade de trazer o título para casa. Nessa edição, aproximadamente 69 mil pessoas acompanharam o Brasil vencer a Tchecoslováquia (acho que é esse o nome).
A Inglaterra criou o futebol, né? Mas só em 1966 e com a ajuda do juiz que eles conseguiram o primeiro (e único) caneco. O juizão daquele jogo contra a Alemanha Ocidental validou um gol inexistente e o jogo terminou 4×2 para a Inglaterra.
“A taça do mundo é nossa, com brasileiro não há quem possa…”
Jules Rimet é nossa! A primeira seleção tri campeão é a brasileira. Além de vencermos todos os jogos em 1970, fizemos 19 gols no torneio inteiro, uma campanha histórica.
Mais 1.670.000 de pessoas acompanharam essa edição, e a Itália perdeu a final por 4×1.
Então, 1974 e 1978 tem Alemanha e Argentina como campeãs (tanto faz).
A Itália passa pelo Brasil na semifinal, pela Alemanha na final e fica com a taça em 1982. Paolo Rossi queria muito o título, jogou muito e fez o primeiro gol da final contra a Alemanha, terminando 3×1 para a Azurra.
Maradona e a “la mano de dios” deram o título de 1986 para Argentina (gol de mão, Meu Deus). E a copa do mundo mais chata de todas, final entre Alemanha e Argentina, em 1990, ficou com a Alemanha.
“É TETRA, É TETRA, É TETRA”
Sei que você lembra de uma pessoa quando ouve essa frase. Em 1994, o Baggio na marca do pênalti mandou a bola na Lua e o título, depois de 24 anos e sem Pelé, ficou com a Seleção Brasileira.
Na minha humilde opinião, a camiseta de 1994, é a mais linda da história, o Romário concordava tanto que em parceria com o Bebeto, só não fez chover.
Em 1998 o Brasil entregou?
O Brasil nunca havia perdido uma partida com tanta diferença de gols e, além disso, foi a seleção mais vazada do torneio.
Inacreditável, né?
Só sobre o Ronaldo, diversas “histórias” foram inventadas, dor, contusão, convulsão e também que ele realmente amarelou.
Mas o título ficou em boas mãos, a França, pela primeira vez, campeã do mundo. Parabéns para o Zidane, jogou muito mesmo.
Ronaldo, com o cabelo de gosto duvidoso, humilhou o Oliver Khan na final contra a Alemanha em 2002. Nessa edição ele fez 08 gols, tornou-se artilheiro da competição e trouxe o caneco para casa, finalmente…
Tem aquele outro detalhe também, Ronaldinho Gaúcho quis cruzar ou realmente chutou para o gol? Outra história que nunca saberemos da veracidade.
Depois de 2002 foi só tristeza
Em 2006, tínhamos o melhor time do torneio, alguns dizem que foi o melhor time da história da Seleção Brasileira, mas fomos eliminados por 1 gol tomado da França e fica aquela outra dúvida, quem deveria ter marcado o Henry?
Felipe Melo, na semifinal contra a Holanda em 2010, pisou no Robben, foi expulso e ajudou na eliminação do Brasil do torneio.
Mas tomamos gol de cabeça de um jogador de 1,7 metros. Felipe Melo não foi o único culpado…
De 2014 não quero falar (ainda dói)
Mas em 2018, o nosso time estava completo… Não sei o que aconteceu naquele jogo contra a Bélgica.
Renato Augusto até tentou, fez um gol e quase empatou a partida no final. Terminou 2×1 para os belgas e fomos eliminados nas quartas de final do torneio.
Onde a Pormade entra na história do Penta Campeão Mundial?
A Pormade surgiu 09 anos depois da primeira copa do mundo e enquanto os atacantes faziam gols, a empresa crescia como organização e aperfeiçoava as soluções, seguindo a missão e o propósito anteriormente definidos.
Dentre todas os diferenciais disponibilizados para seus clientes, a vontade de facilitar a vida das pessoas não diminuiu ao decorrer das copas conquistadas pelo Brasil, pelo contrário, só cresceu.
São quase 84 anos descomplicando processos construtivos e transformando ambientes em lugares melhores para se viver.
Quando for escolher, escolha quem teve o privilégio de conquistar com a Seleção Brasileira todos os 05 títulos mundiais.
Quer saber mais? Clique aqui.