É comum encontrar dicas para vender nas redes sociais, né? Quase 50% dos consumidores utilizam as redes sociais para realizar compras aqui no Brasil e não conhecer os caminhos desse processo, é perder várias oportunidades.
O primeiro passo é definir o seu público alvo, é ele que irá definir a sua estratégia de vendas nas redes sociais. Não adianta oferecer cadeira de praia para quem não gosta de praia, concorda?
Fique tranquilo, basta seguir passos simples e manter o foco que os resultados virão.
Acompanhe esse conteúdo e tire as suas dúvidas!
As redes sociais
A história conhecemos, certo? Surgiu com a internet e cresceu com ela. O Brasil é o 3.º país que mais utiliza as redes sociais, são 91 horas por semana. Passamos tanto tempo nas redes sociais, que em 2019, 50% dos brasileiros compraram por este canal.
Estes dados foram analisados antes da pandemia causada pelo COVID 19. Lembrando que 50% dos brasileiros são aproximadamente 100 milhões de pessoas. É muita gente! Percebe o porquê você precisa estar lá?
Como vender nas redes sociais?
A rede social é parte da nossa vida. Hoje em dia, é difícil quem não acessa pelo menos uma diariamente. Entramos por diversos motivos, mas sempre buscamos “conteúdo”, seja educativo ou humorístico.
Conforme já conversamos, as dicas são:
Defina o seu público alvo
O público alvo é o mercado que deseja atingir. O famoso para quem vender, sabe? As estratégias utilizadas nas redes sociais são mais assertivas se foram para as pessoas certas.
Se utilizar a mesma estratégia para todas as pessoas, infelizmente, não irá atingir ninguém.
O seu produto é da área da construção civil? Seu público alvo será os profissionais dessa área, bem como as pessoas que estão construindo, certo? O primeiro passo foi dado! A partir daí, toda a comunicação, estratégias e campanhas, serão para este público.
Crie conteúdo (sim!)
Mesmo quando queremos “apenas” comprar, buscamos conteúdo. Mas como saber se é de qualidade e qual conteúdo criar? Como já temos o nosso público alvo definido, precisamos descobrir que conteúdo é interessante para ele.
Por exemplo: um conteúdo com dicas para otimizar uma reforma. É destinado ao público da construção civil, e como são dicas, torna-se interessante. Sacou?
O importante é criar o conteúdo, mesmo que não venda, faz com que crie autoridade e aumente a sua audiência.
Crie relacionamento
Apresenta ser simples criar relacionamento nas redes sociais, mas muitas pessoas erram quando não respondem às dúvidas simples dos usuários, por exemplo. Esse relacionamento com seu público, é responder comentários, tirar dúvidas, conversar e principalmente, ficar disponível.
Todas as redes sociais possuem estímulos para interações e engajamentos, com uma pesquisa de cores de uma porta, por exemplo, você se relaciona e conhece melhor o público. Abuse das redes que propõem interação, geram audiência e depois disso, vendas.
Fale sobre como o seu produto funciona
Somente mostrar o seu produto não é o suficiente, todos os seus concorrentes também vão mostrar. Mostre como funciona, como o seu produto pode resolver o problema do seu público, quanto dinheiro e tempo ele irá economizar caso opte pela sua solução.
Você concorda que mostrar uma porta abrindo e fechando, é melhor que só falar do preço? Porta tem um monte, mas uma que pode ser instalada em 30 minutos e não faz sujeira? Poucas.
Antes de falar de bloco de cimento para uma construção, mostre nas suas redes sociais, como esse produto por ser melhor que o tijolo. Entendeu o ponto? É isso aí!
Tenha um planejamento
O planejamento é importante para que você esteja sempre atento às “trends” e mudanças de algoritmos. Sim! As redes sociais possuem um robô que mantém tudo funcionando. Aparecer pouco, faz com que o robô não recomende o seu conteúdo para outras pessoas e se as pessoas não consomem o seu conteúdo, você não vende. É matemática básica.
Além disso, o planejamento é sinônimo de organização, tem assuntos que podem ser abordados várias vezes, outros não. Não repetir o mesmo conteúdo também pode ser entendido como interessante.
Esteja onde o seu público está
Para definir o nosso público, realizamos diversas pesquisas de comportamento e isso inclui onde podemos encontrar as pessoas interessadas em nosso produto. Podemos utilizar todas as dicas acima, se for à rede social errada, não irá funcionar. Achou complexo?
É bem simples, se seu público prefere fotos e vídeos, o Instagram e Youtube podem te ajudar. Outro ponto é ser interessante, lembra? Se o seu público é descontraído e gosta de receber dicas por memes, o LinkedIn passa a não ser interessante, por exemplo.
Entretanto…
Independente da rede social escolhida, todo esse trabalho leva tempo, mas os benefícios superam o esforço. O importante é conectar os seus objetivos com seu público e avaliar qual rede social funciona melhor e qual conteúdo atrai mais.
Não tenha medo de errar, é de graça!