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Abordando o cliente da maneira certa

Abordando o cliente da maneira certa, seja por telefone, presencialmente ou virtual, pode fazer a diferença na hora de fechar uma venda, ou uma parceria. O mundo está muito rápido, e com isso, as pessoas possuem pouco tempo para prestar atenção em determinados momentos.
Outro ponto importante é possuir bons produtos, ou uma boa parceria, o esforço diminui e tudo se facilita.

O que é uma abordagem?

Abordagem é o momento da aproximação entre pessoas. Normalmente, a abordagem é o modo como determinada pessoa se aproxima de outra. Mas calma, não é tão difícil como você pensa! Abaixo, falaremos sobre algumas dicas que vão te auxiliar nesse momento, aumentando as suas conversões.

Dicas para melhorar a sua abordagem

A aproximação com o cliente ou o parceiro pode ser realizada de diversas maneiras e possuem características diferentes. Como o objetivo é sempre o mesmo, falaremos sobre dicas que podem fazer a diferença nesse momento. Confira:

Conheça o seu produto ou parceria

Quando abordamos o cliente ou parceiro pela primeira vez, precisamos conhecê-lo, certo? Mas antes de tudo isso, é indispensável conhecer o seu produto e a sua proposta.
É ineficiente conhecer o cliente e não saber como os diferenciais do seu produto irão resolver o problema dele. Conhecer a sua solução facilitará a sua conversão.

Tenha um script

O script contém passos que devem ser lembrados ao entrar em contato com o cliente. Além disso, traz eficiência e evita que pontos importantes sejam esquecidos. Mas não se esqueça, o script não é definitivo, precisa ser testado e alterado quando não funciona como deveria.

Conheça as formas de abordagem

A abordagem pode acontecer em qualquer canal de comunicação, via telefone, mensagens instantâneas e pessoalmente. Saber as características de cada um te prepara e garante assertividade.
As mais comuns são WhatsApp, e-mail, e ligações telefônicas. São formas diferentes e falaremos sobre cada uma delas:

Abordagem via ligação telefônica

No contato telefônico você conhece o seu cliente. Sempre conduza a conversa, mostre que você conhece a sua solução e utilize um tom de voz seguro, simpático e agradável.
Existem técnicas para criar conexões emocionais e o Cold Calling é uma delas. O Cold Calling é uma estratégia de abordagem que consiste em entrar em contato com um possível cliente que ainda não conhece você ou a sua solução.
Utilizar essa técnica é demonstrar interesse no cliente e dar o primeiro passo na direção da interação.

Abordagem via e-mail

O e-mail está mais vivo que nunca! Funciona muito bem para comunicações formais. O primeiro passo é caprichar no título, torná-lo interessante, fazer com que o seu cliente abra. O segundo passo é o conteúdo do e-mail, lembre-se de que a sua solução precisa resolver problemas. Só assim a sua abordagem será eficiente e eficaz.

Abordagem via WhatsApp

É o canal de comunicação que mais cresce, é eficiente para quem precisa de resultados e respostas rápidas. Para a abordagem no WhatsApp, siga esses passos:
  1. Tem permissão para abordar o cliente por este canal? Pergunta para o seu cliente se ele prefere mensagens ou deseja o contato telefônico. Você mantém o profissionalismo e evita incômodos futuros.
  2. Uma abordagem difere da outra, os seus clientes únicos. Individualize a sua comunicação.
  3. Seja objetivo! Lembra que as pessoas estão sem tempo? Textos ou áudios longos, não são atrativos.
  4. Organização! Deixar que responder um cliente, acaba dificultando uma conversão.
Nos canais de mensagens instantâneas, o precisa ser ágil. Além de seguir os passos do seu roteiro, dar a atenção necessária também é importante.

Utilize gatilhos mentais

Gatilhos mentais são estímulos que o cérebro recebe e que conduzem uma tomada de decisão. Essa é uma estratégia dominante para que a abordagem gere resultados. Os principais gatilhos são: confiança, prova social, escassez, urgência, exclusividade, autoridade, humanização, etc.
Abordando da maneira certa
Utilize os principais gatilhos para criar uma abordagem eficiente e persuadir o seu cliente, mas lembre-se, persuadir não é enganar!

Agende a próxima abordagem

Utilizando todas as dicas e técnicas, é possível encontrar cliente em um dia ruim. Agendar a próxima interação, mantém o relacionamento.
Mesmo que a abordagem não tenha tido êxito, o cliente não deve ser descartado, e sim, identificado como oportunidade.

Conclusão

Lembre-se, as dicas são tratadas como teorias e podem não funcionar na prática. Esse é um motivo para serem constantemente aprimoradas e testadas.
Estar atento às evoluções do mercado, é um passo importante para se destacar e conseguir apresentar a sua solução. Quer saber mais?

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