
Durante muito tempo, o Brasil foi visto pelo olhar estrangeiro de forma estereotipada, com muita praia, carnaval e futebol. Entretanto, nos últimos anos, o país passou a ocupar outro lugar no imaginário das pessoas. Mais complexo e, principalmente, mais autêntico.
A moda, cinema e arquitetura brasileira deixaram de ser apenas uma inspiração momentânea, agora, são referências culturais.
Vamos entender melhor esse tema e de que forma ele impacta os projetos de arquitetura?
O que é “Brazil Core”?
Ultimamente, termos como “Brazil Core” começaram a circular em redes sociais e referências criativas. Mas, afinal, o que isso significa?
Na tradução para o português, “Core” significa “cerne” ou “âmago”, ou seja, aquilo que está no centro. Nesse contexto, portanto, o Brazil Core surge como um conceito que busca valorizar a essência do Brasil.
Isso acontece por meio de símbolos, referências culturais, cores e narrativas que remetem à diversidade brasileira.
A antropóloga Mi Medrado resume esse termo:
“O Brasil com Z é o que circula no imaginário internacional e muitas vezes desconhece o Brasil com S. O Brasil real, diverso, popular.”
Como o Brasil ficou no radar dos estrangeiros?
A valorização recente do cinema nacional, o interesse de influencers nas obras de Machado de Assis e o crescimento do consumo de conteúdos brasileiros no exterior mostram que o país se posiciona como um novo polo cultural.
Esse movimento não acontece por acaso. Existe um “esgotamento” em relação à exploração de outras culturas mais óbvias, como dos Estados Unidos e da Europa. O mundo quer narrativas mais plurais e identidades que carregam mais autenticidade.
Nesse cenário, o Brasil se destaca. Afinal, é divertido, criativo e impossível de resumir em uma única estética.
Segundo a jornalista e especialista em semiótica Néli Pereira, essa não é a primeira vez que o Brasil chama a atenção do mundo. Na primeira vez, isso aconteceu durante a Era Vargas, quando Carmen Miranda se tornou um símbolo da cultura brasileira.

Naquela época, o Brasil era apresentado de forma performática, quase caricata, mas ainda despertava curiosidade.
Impacto na arquitetura brasileira


É dentro desse contexto que a arquitetura brasileira ganha ainda mais relevância. Projetos arquitetônicos passam a ser reconhecidos pela capacidade de traduzir a identidade no espaço.
A arquitetura no Brasil sempre conversou com o clima, com os materiais naturais, a integração com o exterior e o uso inteligente da luz.
Por isso, os arquitetos têm explorado, cada vez mais, coisas como:
- Valorização do artesanal e do feito à mão
- Referências ao modernismo brasileiro e a arquitetura tropical
- Cores vibrantes e muito paisagismo
- Ventilação natural através de grandes vãos
Brasilidade é muito mais que tendência
Brasilidade não é só mais uma tendência por aí. Tem a ver com o jeito que a gente vive e ocupa os espaços.
Afinal, antes de morarmos em uma casa, moramos no mundo. E é aí que a sustentabilidade entra como ponto focal da brasilidade. No Brasil, pensar em projetos é pensar em soluções que respeitam o entorno.
Na Expo Revestir de 2026, a Pormade segue esse diálogo, traduzindo brasilidade em escolhas conscientes, design e propósito.
📍 Estande B46. – 9 a 13 de março.


