As cores são a alma de qualquer projeto. Por isso, são elas que definem o clima, o estilo e até as sensações que o ambiente transmite. No entanto, quando usadas de forma aleatórias, podem causar um efeito não tão agradável. É aí que entra a regra 60-30-10: uma técnica simples para criar o equilíbrio perfeito, sem complicações visuais.
Essa prática é muito utilizada na arquitetura e no design de interiores e é um verdadeiro guia para distribuir as cores de forma proporcional. Assim, cada cor cumpre o seu papel.
Vou te contar mais detalhes, vamos lá!
Como funciona a regra 60-30-10?
A regra 60-30-10 é uma técnica clássica de harmonização de cores que dita as proporções ideais para criar um ambiente equilibrado. Nesse sentido, ela propõe dividir qualquer paleta de cores em três partes:
- 60% de cor dominante, ou seja, paredes, pisos ou móveis grandes.
- 30% de cor secundária, como móveis menores, cortinas, tapetes ou objetos que trazem um contraste visual.
- 10% é reservado para a cor de destaque, como almofadas, quadros, luminárias e outros objetos decorativos.
Seguindo essa proporção, é possível organizar o espaço de modo que as cores se complementam e geram interesse, sem deixar o ambiente muito pesado ou confuso.
Exemplos de como usar:
Algumas combinações funcionam especialmente bem em ambientes compactos e apartamentos, garantindo maior amplitude. Como, por exemplo:

60%: Branco
30%: Azul escuro
10%: Terracota

60%: Rosa Terroso
30%: Azul
10%: Caramelo queimado

60%: Azul pastel
30%: Amarelo queimado
10%: Vinho

60%: Bege
30%: Vinho
10%: Carvalho claro
Como a regra 60-30-10 transforma a percepção de um espaço?
Pequenas mudanças nas proporções de cor têm o poder de alterar completamente a sensação que um ambiente transmite. Assim, quando uma cor dominante ocupa 60% do espaço, ela cria uma base visual e, ao mesmo tempo, influencia diretamente a percepção daquele lugar.
Já a secundária, com 30%, acrescenta contraste. E os 10% são responsáveis por trazer equilíbrio.
Todas essas combinações fazem com que o olhar percorra o ambiente de forma mais “organizada”. O resultado é um espaço mais harmonioso, convidativo e visualmente interessante.
Qual a sua paleta de cores ideal para seguir a regra 60-30-10?
O primeiro passo para seguir essa regra é escolher a paleta de cores que mais lhe agrada. Pense nas cores que possam traduzir o estilo do seu projeto: neutro, terrosos ou tons vibrantes.
Além disso, na hora de equilibrar essas proporções, as portas laqueadas da Pormade são grandes aliadas. Afinal, a Coleção Colors tem mais de 700 opções de cores perfeitas para harmonizar com qualquer paleta escolhida.
Dessa maneira, cada detalhe (da porta aos rodapés) contribui para um ambiente com identidade.
Quer ver mais ideias como essa? Então assine nossa newsletter.
Se quiser receber nosso catálogo de cores, entre em contato diretamente com nossa equipe, nós te mandamos!


