Blog Pormade
Pesquisar
Close this search box.

Você sabe como é uma porta por dentro?

As portas são mais que simples pedaços de madeira, alumínio ou PVC Wood que fazem a divisória entre ambientes. Quando conhecemos suas funcionalidades de perto, sabemos que há uma engenharia cuidadosa e materiais selecionados para atender às necessidades de cada empreendimento.

Se você quer saber como é o interior das portas, como cada uma é projetada, e quais elementos tornam elas ideias para você, continue lendo esse post! 

O que realmente tem dentro de uma folha de porta?

O que conhecemos por porta é muito mais complexo do que parece à primeira vista. Por dentro, a porta possui um núcleo da folha que pode variar conforme o tipo de material utilizado e sua finalidade. Nas portas de madeira, os principais tipos de núcleo são conhecidos como bondoor e vazado. 

Esses dois tipos de núcleos oferecem vantagens distintas em relação à durabilidade, isolamento acústico e peso. Para entender melhor suas particularidades e o impacto que eles têm no desempenho de suas portas no dia a dia, vamos conhecer cada um deles com mais detalhes. 

Núcleo bondoor:

Porta com núcleo bondoor (ou sólido)

O núcleo bondoor (ou sólido) é feito com madeira mecanicamente processada, unidos por uma resina, criando um painel sólido, ou seja, isso dá à porta estabilidade e ótimas propriedades de isolamento térmico e acústico.

Uma das principais vantagens do núcleo bondoor é o isolamento acústico, já que ele ajuda a bloquear os sons vindos de fora, tornando a porta mais eficiente para isolar ruídos indesejados.

Além do isolamento acústico, esse tipo de núcleo também ajuda a manter a temperatura em um ambiente mais estável e agradável. 

Núcleo vazado:

Porta com núcleo vazado (ou colmeia)

O núcleo vazado, tipo colmeia, é composto por materiais fibrosos e sustentáveis, utilizando uma estruturação de alta tecnologia, proporcionando diversas vantagens.

As portas com núcleo vazado também têm suas próprias vantagens, como, por exemplo, a sua leveza, visto que elas são significativamente mais leves do que as com núcleo sólido, o que facilita a instalação e reduz o desgaste das dobradiças. 

Da mesma forma, a sustentabilidade é uma vantagem importante das portas com núcleo vazado, pois o uso reduzido de madeira ajuda a preservar os recursos naturais. Além disso, essas portas têm custos mais acessíveis, já que consomem menos material, oferecendo uma ótima relação custo-benefício.

Agora que você conhece os principais tipos de núcleos de porta, pode escolher com tranquilidade a melhor opção para sua futura porta, personalizando o acabamento conforme seu gosto.

Além disso, você pode contar com consultoria personalizada para garantir que sua porta seja única e atenda tudo aquilo que desejar. 

Quer receber mais novidades e dicas? Assine nossa newsletter.

Espero que tenha gostado do conteúdo! Até a próxima leitura 🙂

Gostou do conteúdo? Compartilhe!