Por que usar drones na indústria da construção civil?

Imagine-se alguns anos atrás, desejando poder ter uma visão aérea detalhada da sua obra, e sem sair do chão. Parece ficção científica, não é mesmo? Bem-vindo ao mundo dos drones!

No entanto, o que antes era considerado uma tecnologia distante. Agora, é uma realidade acessível e revolucionária. Até porque, com a evolução da tecnologia, os drones se tornaram muito mais que brinquedos tecnológicos, eles são ferramentas essenciais para o progresso da indústria da construção.

Nessa leitura, eu e você vamos explorar como os drones se estabeleceram como um dos melhores aliados dos profissionais da construção civil e, sobretudo, qual sua verdadeira utilidade nesse meio. 

Me acompanhe!

Quem criou o drone?

O drone moderno, como conhecemos hoje, foi desenvolvido por várias pessoas ao longo do tempo até os dias atuais. Porém, o pioneiro mais reconhecido é Abraham Karem, um engenheiro aeroespacial. 

No início, os drones eram usados somente como auxílio ao exército americano em operações de terras, já que eles têm a capacidade de monitorar sem a necessidade de expor os soldados ao perigo.

É curioso pensar na ideia de uma aeronave autônoma, controlada apenas por alguém na superfície, equipada com sistemas de monitoramento e capaz de alcançar áreas de difícil acesso para humanos, poder transformar não apenas o cenário militar, mas, também, questões sociais e econômicas.

Como o drone surgiu no Brasil?

Saindo do cenário de guerras e conflitos, os drones foram inseridos no Brasil como uma tecnologia associada principalmente aos amantes e entusiastas do aeromodelismo. Inicialmente, as pessoas utilizavam apenas para recreação e captura de imagens aéreas para vídeos e fotografias panorâmicas, sabe?

Como essa imagem aqui:

Imagem aérea de drones de uma área verde - Blog Post

Ao passo que a tecnologia dos drones foi evoluindo, suas capacidades também foram ampliadas. Foi dessa maneira que o drone começou a ser adotado em diversas áreas, incluindo agricultura, monitoramento ambiental, segurança pública e, é claro, na indústria da construção civil.

E como eu posso usar drones na minha construção?

Até agora, você deve ter percebido como os drones evoluíram de uma tecnologia distante para uma ferramenta útil em várias áreas.

Mas, afinal de contas, como você pode usar essa ferramenta tão valiosa na sua obra? Vem aqui que eu te explico.

Um drone branco com um céu claro ao fundo - blog post
  • Monitoramento no progresso da obra: acompanhar um processo demorado de uma obra pode ser muito mais fácil com os drones.

É possível identificar potenciais problemas antes que se tornem grandes dores de cabeça. Além do que, é claro, os gestores do projeto podem tomar decisões muito mais claras e otimizar o tempo de obra. Só vantagens, né?

  • Mapeamento topográfico: é basicamente uma maneira de desenhar um mapa que mostra detalhes da superfície da Terra como, por exemplo, montanhas, vales, rios, estradas, etc.

O principal benefício dele é ajudar a entender melhor o layout do terreno, o que é muito útil em várias situações, desde o planejamento urbano até estradas e edifícios. 

E, adivinha? O drone faz isso por você! Essa aeronave ainda pode criar modelos 3D detalhados do local da sua obra, o que oferece uma solução muito mais fácil e eficiente, diferente de GPS e equipamento terrestres. 

  • Segurança para seus colaboradores: em uma obra, a segurança das pessoas que frequentam aquele lugar é a principal prioridade. Quanto mais pessoas expostas, mais chances de acidentes. 

Os drones podem inspecionar estruturas em alturas e detectar defeitos em tempo real, reduzindo o risco de acidentes.

O futuro em suas mãos ou, melhor, nas alturas

Como eu te disse anteriormente, é impressionante observar como uma ferramenta, inicialmente desenvolvida para uso em cenários de guerras, conquistou um espaço tão vasto em todo mundo. Não se trata somente de algo para entretenimento, segurança ou trabalho em obras; se tornou um veículo com diversas funcionalidades e que atende a demanda de inúmeras pessoas. 

Assim como, os profissionais precisam acompanhar e observar a implementação dos drones na indústria da construção como mais do que uma simples adaptação tecnológica; é uma evolução que está acontecendo.

A mensagem é clara: a tecnologia é a força que move o futuro, certo? Aqueles que têm a visão e coragem de adotá-la estão mais propensos a colher os frutos dessa inovação. 

Em suma, os drones seguem sendo um exemplo do potencial que a tecnologia pode oferecer para melhorar o seu negócio, qualidade de vida e sua imagem no mercado.

Espero que tenha gostado da leitura!

Até a próxima (: 

Gostou do conteúdo? Compartilhe!