Blog Pormade
Pesquisar
Close this search box.

A relação do jogo The Sims com o mundo da arquitetura

É quase impossível encontrar alguém que não conheça The Sims, o famoso jogo de simulação de vida que nos permite criar e controlar personagens em uma variedade de situações e atividades do cotidiano. O jogo foi lançado há 24 anos e ainda faz sucesso entre milhões de pessoas. 

E se eu te contasse que The Sims tem tudo a ver com arquitetura? Imagine começar a jogar um simulador de ambientes e acabar construindo e controlando uma vida virtual? Foi dessa maneira que The Sims nasceu. 

Venha comigo e vamos conhecer a história de como uma ferramenta para arquitetos se transformou em uma das maiores franquias de jogos do mundo!

Quem criou o The Sims?

The Sims - qual a relação com a arquitetura?
Reprodução: The Sims

Primeiramente, a criação do jogo surgiu de uma ideia do designer de jogos, Will Wright, após um episódio dramático e marcante de sua vida. Nos anos 90, um incêndio na Califórnia (EUA) atingiu a casa de Will, que por sorte conseguiu sair ileso, mas, em contrapartida, perdeu tudo. 

Enquanto ele recomeçava sua vida em uma nova residência, ele pensou em como um simulador de arquitetura facilitaria seu projeto.

Hoje, muitos dos usuários de The Sims consideram o processo de construir novas casas o mais divertido, e esse era o intuito original do jogo; construir ambientes e avaliar se a sua casa está funcional e confortável. 

De simulador de ambientes para simulador de vidas virtuais

blank

Conforme o processo avançava, Will Wright e sua equipe consideraram o potencial de The Sims além de um simulador de arquitetura. Porém, logo descobriram que a interação social entre os personagens habitantes das casas era o aspecto mais atraente do jogo.

Foi a partir daí, que o projeto tomou outro rumo e decidiram criar o maior simulador de vidas virtuais do mundo. 

The Sims e arquitetura: qual a verdadeira relação? 

Mesmo sendo “apenas” um jogo, a relação do jogo com o mundo da arquitetura oferece oportunidades de aprendizado em ambas as vidas, seja a virtual ou não.

Liberte sua criatividade na construção: Uma das principais características do jogo não ter medo de usar a sua criatividade para construir casas e ambientes únicos.

Os usuários podem experimentar diversos estilos arquitetônicos e praticar o design de interiores. Essa liberdade inspira jogadores a aprimorar sua criatividade na construção, sendo uma fonte de inspiração para arquitetos em formação ou em busca de novas ideias.

Simulação da vida real: Embora seja um jogo, The Sims reflete em muitos aspectos da vida real, incluindo as necessidades e desejos dos personagens, ou então, clientes.

Quando observamos como os Sims interagem com os ambientes e respondem às mudanças da sua casa, os jogadores podem perceber se o design está sendo acessível e funcional, ou seja, ótimas observações para informar se o espaço é ou não adaptável às necessidades das pessoas. 

Apesar da ideia inicial de Will ser substituída, The Sims continua sendo uma plataforma valiosa para explorar sua criatividade, e podem fornecer ideias surpreendentes que podem beneficiar o trabalho dos arquitetos no mundo real. 

Espero que tenha gostado da leitura  (:

Até mais! 

Gostou do conteúdo? Compartilhe!