Peach Fuzz: A Cor do Ano na arquitetura

Todos os anos, a Pantone, uma das maiores autoridades em sistema de correspondência de cores, lança a Cor do Ano. Essa escolha envolve uma análise criteriosa de arte, design, tecnologia e entretenimento, que ao final, resulta na cor que reflete as emoções e valores que vivemos no momento.

A cor desse ano é a Peach Fuzz, um tom de rosado, aconchegante e acolhedor, que antes de tudo, nas palavras da própria Pantone, “é um tom de pêssego gentil e aveludado, com uma aura envolvente que enriquece o coração, a mente e o corpo.”.

frutas rosas

Essa escolha da Cor do Ano, pela Pantone, desempenha um papel significativo nas áreas criativas e vai muito além de apenas estética. Ela reflete principalmente as tendências culturais e sociais, influencia o design e a moda, além de muitas empresas até mesmo adotarem a tonalidade em seus produtos e até mesmo em sua identidade visual.

Incrível como uma cor pode influenciar tanto, não é?! Então continua no conteúdo, que você vai entender melhor sobre essa cor que está tão em alta e como utilizá-la em seus projetos.

Por que a Pantone escolheu a Peach Fuzz?

A Pantone enfatiza que mesmo em um mundo sedento por conquistas exteriores e produtividade excessiva, ter um momento de consciência interior e desenvolvimento pessoal, tranquilidade, criatividade e conexões verdadeiras são necessárias.

A gentileza e suavidade do tom não é à toa. A tonalidade da Peach Fuzz comunica, mesmo que subjetivamente, uma mensagem de cuidado, empatia e conexão. A cor do pêssego transparece o sentimento de equilíbrio, serenidade e calma, atributos que de fato são prezados na época que vivemos.

O Peach Fuzz foi uma escolha verdadeiramente certeira pela Pantone. A promoção da cor pêssego para o mundo, transpira sobretudo, criatividade e inspiração, seja para designers, artistas, arquitetos ou qualquer um que trabalhe com criação. 

Essa escolha reflete as tendências culturais e sociais predominantes, nos fazendo prestar atenção em aspectos mais subjetivos que apenas o que está ao nosso redor. Nos inspira, portanto, a entender o cerne de nossas escolhas, de forma fundamental, mudando nossas perspectivas do convencional.

Como usar a Peach Fuzz em meus projetos?

A Pantone acertou precisamente na tonalidade, principalmente quando pensamos em projetos arquitetônicos utilizando o tom, contribuindo principalmente para ambientes acolhedores e visualmente agradáveis.

interior de casa com cor eosada

O leque de possibilidades no uso do tom dentro da arquitetura é quase infinito. No design de interiores, por exemplo, a tonalidade toma forma e se integra ao ambiente de forma natural e suave. Veja alguns exemplos:

Iluminação

iluminação peach fuzz

Utilizar a Peach Fuzz na iluminação, pode ser uma ideia que ditará todo o clima de seu espaço. A atmosfera, por exemplo, tomará um tom acolhedor e aveludado.

As formas de se usar são inúmeras, sejam luminárias, abajures, candelabros ou até mesmo arandelas com uma tonalidade pêssego, irão transmitir uma sensação ainda mais íntima e suave.

Móveis

móveis peach fuzz

Uma abordagem mais aconchegante dentro do design de interiores também pode ser optada pela escolha de móveis construídos na tonalidade do ano, transformando o ambiente para algo muito mais acolhedor e convidativo.

Áreas de convívio, como salas de estar e quartos, serão transformadas, trazendo uma nova atmosfera, muito mais harmoniosa e relaxante.

Revestimentos internos

revestimentos internos peach fuzz

Quando falamos em revestimentos internos, as possibilidades são ainda maiores. A tonalidade irá influenciar significativamente a percepção do ambiente. Paredes com a cor, podem elevar a sensação de calor e conforto do ambiente, principalmente em áreas de lazer e convívio. 

Pisos também serão projetados para serem muito mais agradáveis e suaves, ainda mais se forem acompanhados de móveis que podem tanto ser combinados, quanto contrastar. Como eu disse, as possibilidades são infinitas! 

Até mesmo na arquitetura, por se tratar de uma escolha interessante para transmitir uma atmosfera calorosa e convidativa, se incorporada, pode trazer um impacto emocional e visual nos projetos.

Fachadas de edifícios, elementos estruturais e ornamentais, portas, janelas, paredes, ambientes, todos são elementos que, se bem pensados e integrados com a tonalidade do ano, farão a diferença no sentimento que o projeto irá transparecer.

Peach Fuzz e a Pormade

Nós, como pioneiros no ramo de kit porta pronta no Brasil, temos a prioridade de estarmos sempre atualizados e alinhados com as tendências da construção civil.

Todo ano, esperamos ansiosos para descobrir a nova Cor do Ano, promovida pela Pantone.

Porta Pormade Peach Fuzz

Esse ano, estamos ainda mais surpreendidos com a profundidade dos sentimentos que o tom de pêssego carrega. 

Estamos animados para que você possa adquirir uma de nossas portas laqueadas na cor Peach Fuzz, junto a uma consultoria personalizada prestada por nossos profissionais, que analisam seu ambiente e entregam a melhor escolha para seu projeto.

Também temos o projeto DecoreTech, onde a curadoria de ambientes é completa, iniciando já na etapa da planta e que, pode entregar os elementos de design da forma que preferir, incluindo a nossa querida Peach Fuzz.

 

Quer uma consultoria personalizada para seu ambiente? Clique aqui.

Quer saber mais do projeto DecoreTech? Clique aqui.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!