Uma das maiores preocupações quando falamos da construção civil, é o desperdício exorbitante e sem precedentes de materiais naturais. Esse desperdício ocorre em todas as fases da construção civil, sendo desde o planejamento até a fase final e entrega de um projeto.
Infelizmente, o desperdício crescente dos materiais não renováveis de nosso planeta tem impactos significativamente negativos para o meio ambiente, como a falta dos materiais naturais e a poluição.
Tendo em vista todos esses pontos, o concreto reciclado é uma alternativa viável e responsável para a construção civil, amenizando muito dos aspectos negativos da construção.
Quer saber mais sobre o que é, como funciona e quais os benefícios do concreto reciclado? Acompanhe a leitura!
O que é concreto reciclado?
O concreto reciclado é obtido através da trituração do concreto já endurecido, podendo ser obtido através de demolições, obras de reparo ou restos da construção civil. Todo esse material é recolhido, quebrado e então agrupados.
Esse agrupamento de materiais é então triturado, desfazendo os pedaços e transformando em uma mistura semelhante a uma areia grossa. A reutilização desse material se dá consequentemente pela mistura ao material virgem, posteriormente utilizado na construção.
A utilização do concreto reciclado tem propriedades muito semelhantes ao concreto convencional, apresentando algumas vantagens, principalmente relacionado à redução de custos e geração de resíduos.
Qual a importância do concreto reciclado?
A importância do concreto reciclado reside principalmente na preocupação atual com o desperdício de recursos naturais no ramo da construção civil. Hoje em dia, estima-se que a construção civil seja responsável por cerca de 40% a 75% da matéria-prima produzida em nosso planeta.
Um terço dos recursos naturais desse planeta também é gasto através da construção civil. É um problema global, com impactos significativos no meio ambiente.
O concreto reciclado é uma alternativa sustentável que pode amenizar esse uso desenfreado de recursos, não sendo necessário depender inteiramente de materiais renováveis, minimizando o impacto ambiental.
Quais as vantagens do concreto reciclado?
Tendo em vista o concreto reciclado estar se tornando uma tendência na construção civil, principalmente pelos seus atributos benéficos ao meio ambiente, podemos listar diversos aspectos que fazem a prática muito bem-vinda ao setor.
Algumas das vantagens que o concreto reciclado proporciona, são:
- Redução de resíduos: a reciclagem do concreto oferece uma redução significativa de materiais e resíduos, fato que contribui de maneira significativa para o meio ambiente.
- Diminui o uso de recursos naturais: o uso representa uma abordagem muito mais sustentável, já que reduz o consumo de materiais não renováveis, fato que a longo prazo fará toda a diferença para o planeta, diminuindo o impacto ambiental.
- Menor consumo de energia: outro ponto interessante do uso desse tipo de concreto, é a diminuição do uso de energia, já que o concreto reciclado requer menos processamento para a extração
- Desempenho comparável: ele também pode alcançar níveis tanto de resistência mecânica, quanto de durabilidade iguais as do concreto convencional.
- Diversas aplicações: ele pode ser utilizado em uma variedade imensa de estruturas, como estradas, bases, calçadas e diversas outras obras.
O concreto reciclado se torna, dessa maneira, uma opção viável e sustentável para as obras da construção civil, não apenas mantendo o padrão de qualidade do concreto convencional, mas também ajudando o meio ambiente.
Devo usar em minhas obras?
O uso desse tipo de concreto já é uma realidade em muitas obras. Optar por incorporar esse material em sua obra irá depender de vários fatores, como a estrutura de sua obra, materiais necessários, entre outros aspectos que devem ser levados em consideração.
Contudo, é fato que a utilização da reciclagem no concreto traz inúmeros benefícios, não apenas para a própria obra, mas também ao ambiente, se tratando de uma prática fundamentalmente sustentável.
A adoção da prática se traduz em uma abordagem responsável e econômica para sua obra. A pesquisa e análise será necessária, contudo, com um bom planejamento, o método será muito bem-vindo em sua obra!
E aí, gostou do conteúdo? Compartilhe!
Ficou com alguma dúvida? Fique a vontade para perguntar por aqui.