Alvenaria: o método milenar de construção

A alvenaria é um tipo de construção de estruturas e paredes que comumente utiliza unidades de materiais para a sua execução. Na construção civil, ela faz uso de blocos, tijolos e pedras. Não é obrigatório ser feito uso de argamassa para a junção dessas partes, mas geralmente, é, sim, usada.

Presente na humanidade há milênios, ela desempenha um papel importante na construção civil, não apenas do Brasil, mas em vários outros países que dependem dela para sua infraestrutura. Existem vários motivos que fazem da alvenaria, um método bem-visto em seu meio, entre eles está o fato da sua resistência, sustentabilidade e isolamento térmico.

Interessante, né?! Acompanhe o conteúdo para entender melhor o que é, sua história e importância!

O que é alvenaria?

A alvenaria é uma técnica da construção civil que faz uso de unidades de materiais, como tijolos, blocos ou pedras. Ligados geralmente por argamassa, esse método visa a criação de estruturas, desde paredes até prédios industriais. 

Esse método de construção se tornou querido entre o meio, principalmente pela sua versatilidade. Podendo ser usado não apenas em residências ou prédios necessariamente, mas piscinas, churrasqueiras, muros, etc.

Homem com capacete, trabalhando em alvenaria, em uma obra de construção civil.

Não apenas pela sua versatilidade, alguns outros pontos se tornaram possível através da alvenaria:

Durabilidade

Geralmente construída com materiais robustos, como tijolos e blocos, as estruturas que fazem uso desse método possuem uma durabilidade muito mais estendida, se levarmos em consideração outras técnicas, como o uso de madeiras, por exemplo. 

Quando projetados de forma adequada e profissional, as estruturas terão uma vida de útil muito mais longa e de qualidade, o que faz da alvenaria muito vantajosa, podendo trazer a longo prazo até mesmo economia nos projetos.

Essa durabilidade permite que certas estruturas durem até mesmo, milhares de anos, mas isso irei te contar mais adiante em nosso conteúdo!

Sustentabilidade

O uso da alvenaria na construção civil também possibilita fazer uso da sustentabilidade nos projetos. 

Um exemplo, é a possibilidade do uso de materiais sustentáveis, produzidos com o mínimo de consumo dos recursos materiais necessário. Ou mesmo a diminuição da emissão de poluentes na atmosfera. 

Também é possível fazer da alvenaria para fins de eficiência energética, já que construção que utilizam o método, conseguem armazenar calor e regular a temperatura interna, fatos que reduzem a necessidade do uso de aquecimento ou resfriamento natural.

Homem passando ferramenta em uma argamassa.

Flexibilidade nos projetos

Fazer uso da alvenaria em construções oferece muito mais versatilidade e flexibilidade. Principalmente ao fato dela ser construída em unidades de materiais, se torna muito mais fácil a criação de projetos mais ousados e criativos. 

Podendo fazer uso de diversos tipos de materiais, o design e a forma podem variar de forma incrível, os profissionais dessa forma, podem deixar sua imaginação fluir.

Origem da alvenaria

O fato mais incrível que podemos notar da alvenaria, é a sua idade. Como é difícil dizer com precisão, especialistas afirmam que os primeiros indícios da alvenaria surgiu na Mesopotâmia, entre 8.000 a 4.000 a.C. 

Alguns exemplos de alvenaria mais antigos do mundo, são: pirâmides, templos, tumbas e outras estruturas encontradas no Egito Antigo. Templos e muralhas da Mesopotâmia. Templos e edifícios da Grécia, entre diversos outros exemplos que mostram a importância da alvenaria para a humanidade e como ela desempenhou um papel fundamental em nossa história.

O que é argamassa e como é usada na alvenaria

Como citei anteriormente, a alvenaria pode ser feita sem o uso de argamassas, mas o fato é que grande parte das estruturas que optam pela alvenaria fazem uso para facilitar e possibilitar o processo. 

Argamassa se trata da mistura de determinados materiais, usados para juntar os materiais da construção, sejam eles blocos, tijolos, etc. 

Normalmente a utilizada na construção civil é uma mistura de cimento, areia, água e cal. Geralmente produzida direto no canteiro de obra, possibilita um processo rápido, otimizado, que oferece uma ótima durabilidade.

Então, qual o futuro da alvenaria? 

Como você notou, a alvenaria é uma área da construção civil que está em constante mudança. É possível notar isso apenas olhando para o passado. Construções que foram erguidas e milhares de anos e ainda continuam de pé.

O futuro alvenaria pode-se dizer que será rumo à sustentabilidade. Essa busca pela construção com sustentabilidade e responsável continua a crescer. Um exemplo é o desenvolvimento de tijolos, blocos e argamassa com o menor impacto ambiental possível.

Além da tecnologia, que está cada dia mais integrada aos processos da construção, como impressões 3D, automações e construções modulares.

Enfim, o universo da construção civil está a cada dia mudando e se renovando, tendências vem e vão, processos evoluem e outros deixam de existir. 

Quer saber mais sobre o mundo da construção civil? Clique aqui

Quer tirar alguma dúvida? Clique aqui

Gostou do conteúdo? Compartilhe!