Quando estamos em processo de construção, seja uma obra nova ou reforma, as dúvidas começam a surgir. Materiais a utilizar, profissionais a contratar, edições no projeto, prazos, é uma verdadeira loucura. Uma dúvida importante que paira é a seguinte: em que etapa instalar minhas portas.
Essa última dúvida pode prejudicar bastante uma obra se for ignorada, ou mesmo respondida de forma errada. As portas desempenham um papel fundamental em uma obra, sendo a responsável por permitir o acesso e movimentação pela estrutura. Por ser uma questão delicada, esse texto foi cuidadosamente produzido para tirar suas dúvidas.
Aproveite!
Qual a importância das portas em minha obra?
Como eu disse antes, a porta é mais do que apenas mais um objeto em seu lar. Ela é um elemento de segurança, garantindo que não seja qualquer um que possa entrar em sua casa. É um elemento de transição, sendo ela a divisória de ambientes de seu lar, entre sala, quarto, banheiro, etc. É até mesmo um elemento para o isolamento térmico e acústico, pois existem diversos modelos que fazem essa função.
Esses foram alguns dos elementos de funcionalidade, propriamente dito, mas existem diversas outras atribuições que existem para uma porta. O estilo, por exemplo, é uma dessas. Por ser a entrada de seu lar, a porta irá transmitir sua personalidade e estilo, podendo variar muito entre cor, modelo, tamanho e outras características que irão transmitir a sua originalidade, marcando presença para quem irá adentrar sua casa, sendo seu “cartão de visita”.
Portanto, por todos esses motivos, na etapa de escolha de seus materiais e acabamento, definir a porta certa para seu projeto deve estar como prioridade em sua lista! Então, veja a seguir todos os pontos que você deve levar em consideração na escolha e instalação de suas portas.
Como escolher minhas portas?
Na hora de sua escolha, algumas considerações devem ser feitas, desde os aspectos mais técnicos, até estéticos e pessoais. Escolher uma porta que consiga equilibrar suas necessidades de segurança, qualidade e de estilo não é uma tarefa fácil, então acompanhe a seguir como fazer essa escolha de maneira certeira!
Necessidade e medição
O primeiro passo, antes de partirmos para a escolha do modelo, cor e demais variações (que é a mais divertida), será identificar qual a sua necessidade, com uma avaliação cuidadosa. Dessa forma será possível descobrir para qual finalidade será a porta. Será para ambiente interno, externo, banheiro… Todas essas perguntas são respondidas após uma avaliação criteriosa.
Após definir qual a finalidade, vem a etapa da localização e da medição. Essa etapa pode ser considerada como a mais importante, já que é ela quem vai ditar o local a ser instalado e se irá encaixar no vão corretamente.
A localização, de forma simplificada, é onde a porta será instalada, para onde ela dará acesso e o layout da mesma. A medição, por outro lado, é necessária para que a porta encaixe perfeitamente no vão previamente escolhido. Nessa etapa, altura, largura, espessura e tipo de abertura serão medidos e definidos, para um encaixe perfeito da porta.
Material, estilo e modelo
Existem portas para todos os estilos e gostos, escolher uma que esteja em sintonia com sua personalidade é necessário para não haver arrependimentos posteriores.
As portas são feitas de vários materiais, que irão depender da sua necessidade e desejo, podendo variar entre madeira, vidro, metal, MDF e PVC Wood (que são feitas as portas da Pormade).
Os estilos e modelos são a melhor parte na hora de sua escolha, sendo esses quesitos que irão definir o cartão de visita de sua casa! Existem diversos modelos à sua escolha, como, por exemplo, portas de abrir, que são mais convencionais. Portas de correr que otimizam o espaço de sua casa, portas pivotantes que trazem um ar mais sofisticados, entre diversos outros modelos que estão em seu leque de escolhas.
E a instalação?
Entramos aqui em uma etapa que você deve dobrar sua atenção no processo de adquirir uma porta, a instalação. Por se tratar de um produto relativamente grande, porém delicado, se torna fácil de errar em alguma etapa e acabar por danificar seu produto, ou até mesmo perdê-lo por completo em situações mais extremas.
Cada tipo de porta exige uma instalação especializada, pois cada modelo tem suas particularidades. Contudo, aqui irei falar sobre o Kit Porta Pronta, feito em PVC Wood, que facilita a instalação.
A etapa que sua porta deve ser instalada é no acabamento, já que a ela é considerada o “primeiro móvel de seu lar”, a etapa de sua instalação é feita logo após o piso estar pronto.
Por se tratar de uma tarefa complicada, um instalador qualificado é necessário. Ele saberá exatamente como instalar da melhor forma, mantendo o produto intacto, com um acabamento fino e de qualidade.
Complexo, né?!
Eu sei que todo esse processo pode parecer complicado (e pode até ser, caso você opte por fazer isso sozinho), porém, tudo pode ser extremamente facilitado!
Uma consultoria é a resposta. Um consultor tem conhecimento especializado, entende de suas necessidades e sabe te orientar de forma individual. Além de ir, é claro, até sua obra para fazer todo o processo que citei anteriormente, para que a sua porta, seja apenas sua!
Enfim, espero ter ajudado em suas escolhas!
Quer saber mais, ou tem alguma dúvida? Entre em contato aqui