Arquiteto: em que momento contratar?

Uma das dúvidas de quem está pensando em construir, ou mesmo já nas primeiras etapas do projeto, é a seguinte: quando devo contratar um arquiteto?

Nós sabemos que ele é um pilar importante para que nosso projeto fique da maneira que sempre sonhamos, mas você sabe em que momento o arquiteto entra em cena? Sabe o que ele faz e suas atribuições? 

Confira nesse conteúdo!

Qual a importância do arquiteto em meu projeto?

Pense comigo, quando estamos com um problema no carro, um problema de encanação ou mesmo de saúde, quem nós procuramos? Isso mesmo, um especialista! É ele quem vai saber exatamente seu problema, além disso, irá auxiliar como tratar e quais as soluções. Quando estamos falando de um projeto de construção, isso não é diferente.

É o arquiteto o especialista que irá identificar seu problema e encontrar a melhor solução possível. É claro que isso não é tão simples, já que esse processo é muito mais complexo, possuindo diversas etapas. Mas em suma, o arquiteto é o seu “médico da construção”.

pessoas discutindo um projeto de arquiteto

E mais do que apenas individualmente, quando olhamos de forma abrangente, podemos perceber que o arquiteto influencia até mesmo de forma comunitária.

Já que pensando em um todo, como uma cidade, por exemplo, é necessário que as projeções das estruturas sigam um padrão de qualidade e segurança, sendo o arquiteto, o responsável por todo esse planejamento.

O que faz um arquiteto?

Já entendemos a importância desse profissional para qualquer projeto, mas o que ele faz, exatamente?

De forma simples e até mesmo poética, é o arquiteto quem tira seus sonhos do papel e coloca em prática. Ele é responsável por uma grande variedade de funções e responsabilidades quando se trata de um projeto, seja um prédio, uma casa ou mesmo um espaço público.

As atividades que um arquiteto desempenha irá depender muito da necessidade e exigência do cliente, entre elas podemos citar algumas como:

A concepção do design e desenho do projeto

O arquiteto é muito conhecido por ser o responsável pelo design de um projeto, sendo uma parte fundamental de seu trabalho, envolvendo processos como a criação de ideias e conceitos, sempre levando em conta as necessidades e desejos do cliente.

Outra parte fundamental do processo de um arquiteto é o desenho do projeto. É esse desenho que irá representar de forma assertiva e detalhada as especificações técnicas, o conceito, documentação técnica, regulamentos e até mesmo a apresentação ao cliente.

Personalização e estilo

Quando se trata de um projeto, todos que contratam um arquiteto desejam algo único, por isso a personalização é fundamental. Essa personalização se trata de adaptar e customizar o projeto para o cliente, levando em consideração as necessidades, preferências e estilo.

Tendo isso em vista, a estética e o estilo do planejamento também fazem parte das atividades do arquiteto. Ele deve compreender princípios de design, como equilíbrio, proporção, contraste e equilíbrio. Deve entender de estilos de design, como moderno, rústico, colonial. Contexto cultural e social, entre diversos outros aspectos.

Foto de um projeto de arquiteto, ao fundo várias pessoas conversando.

O arquiteto se faz presente da concepção ao acabamento de um projeto, a fim de orientar de forma assertiva e especializada o cliente, que deseja de forma fervorosa ter suas necessidades atendidas.

O profissional está junto ao cliente de forma consultiva, isto é, não apenas se tratando da concepção do projeto, mas também acompanhamento da obra, auxílio na compra dos materiais construtivos necessários, orientação sobre regulamentações, custos, gerenciamento e inúmeras outras atividades.

Então, quando devo contratar um arquiteto?

Como pude mostrar acima, o arquiteto é um profissional que se faz presente em todo o processo de sua obra, desde a concepção dos desenhos arquitetônicos, até a compra de materiais para a construção.

Atendendo todas as necessidades, seja a segurança, funcionalidade, conforto e qualidade de vida, é o profissional em arquitetura quem irá te conduzir de forma tranquila e confiável, pois convenhamos, nenhum de nós quer estar em uma estrutura que nos passe insegurança, principalmente se for nossa própria casa!

Portanto, o importante é que seu arquiteto esteja envolvido no planejamento desde o início, pois com seu auxílio, você terá a certeza de estar fazendo as escolhas certas!

Gostou de nosso conteúdo?

Tem alguma dúvida ou precisa de ajuda? Clique aqui

Gostou do conteúdo? Compartilhe!