Blog Pormade
Pesquisar
Close this search box.

Porta de Correr, como escolher a melhor opção?

A porta de correr é uma alternativa versátil e interessante para a porta de giro. Anteriormente utilizada em ambientes que precisavam que o espaço fosse preservado, a porta de correr passou ser sinônimo de estilo e bom gosto.

Pela sua versatilidade, esse modelo pode ser utilizado em qualquer ambiente.  Considerando a sua maneira horizontal de abrir, pode ser que quando combinado com outros detalhes arquitetônicos, o ambiente pareça maior do que realmente é.

Com tantas opções, modelos, cores e detalhes, a escolha da sua porta de correr pode parecer um trabalho um pouco difícil, porém, é simples e basta que o seu estilo seja atendido.

Neste conteúdo, conversaremos sobre como escolher uma porta de correr, algumas dicas de decoração arquitetônica e o que considerar nesse momento.

Vamos lá, aproveite!

O que é a porta de correr?

A porta de correr é aquele modelo que possui a abertura da folha de forma horizontal, paralela à parede do espaço. O contrário da abertura de porta de giro convencional, a porta de correr desliza por um trilho superior e um pino guia inferior, com roldanas que podem ser aparentes ou não.

Porta de correr branca

Percebeu como esse modelo pode transformar o seu espaço? Com tanta versatilidade, a porta de correr pode ser o que você está procurando.

Tipos, detalhes e opções da porta de correr

A porta de correr possui diversos modelos e, às vezes, pode parecer difícil escolher o ideal para o seu projeto. Mas, fique tranquilo, pois com a quantidade de opções, o seu estilo poderá ser atendido. Vamos lá!

Lisa

Esse modelo, provavelmente, é o mais comum e um dos mais utilizados quando falamos sobre a porta de correr. Essa versatilidade permite que ele seja adicionado a diversos projetos.

Folha Tabaco

É ideal para ambientes em que o espaço precisa ser preservado e é amplamente utilizado em projetos comerciais, por exemplo.

Frizatta 

O modelo Frizatta é exclusivo da Pormade. Ideal para ambientes contemporâneos, ele recebe frisos em baixo-relevo por toda a folha, destacando a sua beleza, bem como de todo o ambiente.

Dupla

Os dois modelos apresentados acima são referentes à porta de correr com apenas uma folha. Mas, se o ambiente for maior, você pode utilizar essa porta com duas folhas.

Porta de Correr dupla Frizatta

Conhecido por porta de correr dupla, é encontrada em ambientes comerciais, mas também em residências, permitindo uma integração maior com o outro ambiente.

Com roldanas aparentes

Esse modelo é para os amantes do estilo industrial e rústico. Lembra quando conversamos sobre o sistema de abertura desse modelo? A porta de correr possui trilhos ou roldanas que movimentam a folha paralela à parede.

Porta preta com roldanas aparentes

O modelo com roldanas aparentes deixa esse mecanismo exposto, entregando muita beleza e personalidade.

Camarão

Porta camarão é um tipo de porta composta por duas folhas que se dobram ao meio quando são abertas. Esse modelo preserva ainda mais o espaço.

A porta camarão

Como abre lateralmente com dobradiças entre as folhas, economiza espaço onde modelo com folha única deslizaria.

Acabamentos

Nesse tópico, a sua imaginação pode fluir. Os acabamentos mais utilizados são o Branco, Preto, Cappuccino, Tabaco e os tons em madeira como o Freijó e o Curupixá. Porém, você pode utilizar o modelo de pintura chamado Laca (conversamos sobre isso aqui) e escolher a cor que mais combina com você. Um modelo vermelho com roldanas aparentes, por exemplo, com certeza pode transformar qualquer espaço.

Núcleos

Os núcleos mais utilizados são: sólido e vazado. O sólido preenche completamente a folha da porta. É um material mais resistente, robusto e, consequentemente, contribui para a redução de ruídos entre ambientes e propõe conforto térmico.

O núcleo vazado é um material de alta resistência. Até mais que outros grupos. Ele também é mais leve e econômico. Além disso, ele é ecologicamente correto, por ser composto por papel reciclado.

É importante lembrar que a Porta Camarão possui o núcleo sarrafeado.

Como escolher a melhor porta de correr para o seu ambiente?

Você pode perceber que existem diversos detalhes e qualquer combinação pode lhe entregar um resultado diferente, certo? Diante disso, é importante considerar tudo, principalmente as particularidades do seu projeto arquitetônico.

Mas não deixe de tentar e testar. O teste é importante para que novos estilos sejam descobertos.

Escolha a que mais combina com você!

Ficou com dúvida ou precisa de ajuda? Clique aqui.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!