A porta de correr é uma alternativa versátil e interessante para a porta de giro. Anteriormente utilizada em ambientes que precisavam que o espaço fosse preservado, a porta de correr passou ser sinônimo de estilo e bom gosto.
Pela sua versatilidade, esse modelo pode ser utilizado em qualquer ambiente. Considerando a sua maneira horizontal de abrir, pode ser que quando combinado com outros detalhes arquitetônicos, o ambiente pareça maior do que realmente é.
Com tantas opções, modelos, cores e detalhes, a escolha da sua porta de correr pode parecer um trabalho um pouco difícil, porém, é simples e basta que o seu estilo seja atendido.
Neste conteúdo, conversaremos sobre como escolher uma porta de correr, algumas dicas de decoração arquitetônica e o que considerar nesse momento.
Vamos lá, aproveite!
O que é a porta de correr?
A porta de correr é aquele modelo que possui a abertura da folha de forma horizontal, paralela à parede do espaço. O contrário da abertura de porta de giro convencional, a porta de correr desliza por um trilho superior e um pino guia inferior, com roldanas que podem ser aparentes ou não.
Percebeu como esse modelo pode transformar o seu espaço? Com tanta versatilidade, a porta de correr pode ser o que você está procurando.
Tipos, detalhes e opções da porta de correr
A porta de correr possui diversos modelos e, às vezes, pode parecer difícil escolher o ideal para o seu projeto. Mas, fique tranquilo, pois com a quantidade de opções, o seu estilo poderá ser atendido. Vamos lá!
Lisa
Esse modelo, provavelmente, é o mais comum e um dos mais utilizados quando falamos sobre a porta de correr. Essa versatilidade permite que ele seja adicionado a diversos projetos.
É ideal para ambientes em que o espaço precisa ser preservado e é amplamente utilizado em projetos comerciais, por exemplo.
Frizatta
O modelo Frizatta é exclusivo da Pormade. Ideal para ambientes contemporâneos, ele recebe frisos em baixo-relevo por toda a folha, destacando a sua beleza, bem como de todo o ambiente.
Dupla
Os dois modelos apresentados acima são referentes à porta de correr com apenas uma folha. Mas, se o ambiente for maior, você pode utilizar essa porta com duas folhas.
Conhecido por porta de correr dupla, é encontrada em ambientes comerciais, mas também em residências, permitindo uma integração maior com o outro ambiente.
Com roldanas aparentes
Esse modelo é para os amantes do estilo industrial e rústico. Lembra quando conversamos sobre o sistema de abertura desse modelo? A porta de correr possui trilhos ou roldanas que movimentam a folha paralela à parede.
O modelo com roldanas aparentes deixa esse mecanismo exposto, entregando muita beleza e personalidade.
Camarão
Porta camarão é um tipo de porta composta por duas folhas que se dobram ao meio quando são abertas. Esse modelo preserva ainda mais o espaço.
Como abre lateralmente com dobradiças entre as folhas, economiza espaço onde modelo com folha única deslizaria.
Acabamentos
Nesse tópico, a sua imaginação pode fluir. Os acabamentos mais utilizados são o Branco, Preto, Cappuccino, Tabaco e os tons em madeira como o Freijó e o Curupixá. Porém, você pode utilizar o modelo de pintura chamado Laca (conversamos sobre isso aqui) e escolher a cor que mais combina com você. Um modelo vermelho com roldanas aparentes, por exemplo, com certeza pode transformar qualquer espaço.
Núcleos
Os núcleos mais utilizados são: sólido e vazado. O sólido preenche completamente a folha da porta. É um material mais resistente, robusto e, consequentemente, contribui para a redução de ruídos entre ambientes e propõe conforto térmico.
O núcleo vazado é um material de alta resistência. Até mais que outros grupos. Ele também é mais leve e econômico. Além disso, ele é ecologicamente correto, por ser composto por papel reciclado.
É importante lembrar que a Porta Camarão possui o núcleo sarrafeado.
Como escolher a melhor porta de correr para o seu ambiente?
Você pode perceber que existem diversos detalhes e qualquer combinação pode lhe entregar um resultado diferente, certo? Diante disso, é importante considerar tudo, principalmente as particularidades do seu projeto arquitetônico.
Mas não deixe de tentar e testar. O teste é importante para que novos estilos sejam descobertos.
Escolha a que mais combina com você!
Ficou com dúvida ou precisa de ajuda? Clique aqui.