A porta pivotante é comum e você já a viu em diversos lugares, incluindo filmes e novelas. É imponente, elegante e serve muito bem como porta de entrada para ambientes espaçosos, e para qualquer rol. A largura, que chega a passar de 1 metro em alguns casos, torna o modelo elegante e arrojado.
Mas fique tranquilo, esse modelo pode ser utilizado em qualquer ambiente, pois além de se adaptar, adiciona beleza na decoração. Nos filmes e novelas, as portas são imensas e com muita personalidade, e realmente, essa é uma das impressões que passam. Todos nós sempre quisemos uma né?
Mas, por que pivotante?
Conversaremos sobre isso. Vem comigo!
O que é a pivotante?
É uma porta como todas as outras, porém, sem dobradiças. O que fixa e movimenta a folha são dois pinos instalados na parte de cima e também embaixo, girando em um eixo vertical, o pivô. Em consequência, o nome pivotante veio desse sistema. Bacana né?
Você percebeu que com esse mecanismo, a porta, quando aberta, deixa um espaço entre a folha e o marco? Esse é o charme! Além disso, os pinos, deixam a porta estável e livre das dobradiças. Outros detalhes:
- Não tem desgastes das dobradiças, e nem aqueles barulhos que com o tempo tornam-se irritantes (já possuem dobradiças com roletes, que evitam esses problemas em outros modelos de portas, confira aqui).
- O peso da folha da porta não é problema, ela fica segura com os pivôs.
- É realmente muito elegante, né? É ideal para projetos arquitetônicos mais arrojados.
Qual material da Porta Pivotante escolher e onde utilizar?
Todos os materiais possuem vantagens e desvantagens, portanto, é necessário verificar a sua utilização. A beleza, sem dúvidas, é importante, porém, outros detalhes são necessários para a escolha do material.
O principal detalhe é a resistência. Portas de madeira e de PVC Wood são mais resistentes e consequentemente mais duráveis que outros materiais. O isolamento acústico e térmico é outro ponto importante para ser pensado, e portas de madeira com núcleo sólido, possuem resistência maior a estes pontos citados.
Além disso, a madeira e o PVC Wood combinam com praticamente todos os projetos arquitetônicos, são bem versáteis.
Dependendo do estilo da decoração (considerando o estilo acima), uma porta pivotante de vidro não ficaria interessante, concorda? De qualquer forma, escolha o material adequado ao seu projeto, sempre consultando o arquiteto ou decorador da sua preferência.
Não importa qual projeto e estilo escolhido para o seu ambiente, a porta pivotante irá se adaptar. Escolha utilizar na entrada do seu apartamento e destaque-se pela elegância e imponência. Em escritório e salas de reuniões, o modelo evidencia a importância do local.
Mas… Esse modelo serve para vãos pequenos?
Quem acha que é só para ambientes maiores, está enganado! Parte da folha fica para o lado de dentro, ocupando até menos espaço. A dica é sempre consultar um profissional especializado e solicitar auxílio para verificar se esse modelo pode ser instalado no seu ambiente.
E aí, considera utilizar esse modelo na sua casa?
São vários detalhes que tornam esse modelo um dos mais queridos dos arquitetos. Além de uma alternativa, a porta de giro (aquela de abrir, normal) é também capaz de proporcionar muita beleza aos ambientes, sem a necessidade de alterar vão e piso.
Não esqueça, pelo sistema de fixação diferir, a folha da porta precisa ser de qualidade e sólida e se desejar agregar mais facilidades, escolha uma fechadura digital! Se quiser saber mais, clique aqui!
Quer ideias? Clique aqui.