Abordando o cliente da maneira certa, seja por telefone, presencialmente ou virtual, pode fazer a diferença na hora de fechar uma venda, ou uma parceria. O mundo está muito rápido, e com isso, as pessoas possuem pouco tempo para prestar atenção em determinados momentos.
Outro ponto importante é possuir bons produtos, ou uma boa parceria, o esforço diminui e tudo se facilita.
O que é uma abordagem?
Abordagem é o momento da aproximação entre pessoas. Normalmente, a abordagem é o modo como determinada pessoa se aproxima de outra. Mas calma, não é tão difícil como você pensa! Abaixo, falaremos sobre algumas dicas que vão te auxiliar nesse momento, aumentando as suas conversões.
Dicas para melhorar a sua abordagem
A aproximação com o cliente ou o parceiro pode ser realizada de diversas maneiras e possuem características diferentes. Como o objetivo é sempre o mesmo, falaremos sobre dicas que podem fazer a diferença nesse momento. Confira:
Conheça o seu produto ou parceria
Quando abordamos o cliente ou parceiro pela primeira vez, precisamos conhecê-lo, certo? Mas antes de tudo isso, é indispensável conhecer o seu produto e a sua proposta.
É ineficiente conhecer o cliente e não saber como os diferenciais do seu produto irão resolver o problema dele. Conhecer a sua solução facilitará a sua conversão.
Tenha um script
O script contém passos que devem ser lembrados ao entrar em contato com o cliente. Além disso, traz eficiência e evita que pontos importantes sejam esquecidos. Mas não se esqueça, o script não é definitivo, precisa ser testado e alterado quando não funciona como deveria.
Conheça as formas de abordagem
A abordagem pode acontecer em qualquer canal de comunicação, via telefone, mensagens instantâneas e pessoalmente. Saber as características de cada um te prepara e garante assertividade.
As mais comuns são WhatsApp, e-mail, e ligações telefônicas. São formas diferentes e falaremos sobre cada uma delas:
Abordagem via ligação telefônica
No contato telefônico você conhece o seu cliente. Sempre conduza a conversa, mostre que você conhece a sua solução e utilize um tom de voz seguro, simpático e agradável.
Existem técnicas para criar conexões emocionais e o Cold Calling é uma delas. O Cold Calling é uma estratégia de abordagem que consiste em entrar em contato com um possível cliente que ainda não conhece você ou a sua solução.
Utilizar essa técnica é demonstrar interesse no cliente e dar o primeiro passo na direção da interação.
Abordagem via e-mail
O e-mail está mais vivo que nunca! Funciona muito bem para comunicações formais. O primeiro passo é caprichar no título, torná-lo interessante, fazer com que o seu cliente abra. O segundo passo é o conteúdo do e-mail, lembre-se de que a sua solução precisa resolver problemas. Só assim a sua abordagem será eficiente e eficaz.
Abordagem via WhatsApp
É o canal de comunicação que mais cresce, é eficiente para quem precisa de resultados e respostas rápidas. Para a abordagem no WhatsApp, siga esses passos:
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Tem permissão para abordar o cliente por este canal? Pergunta para o seu cliente se ele prefere mensagens ou deseja o contato telefônico. Você mantém o profissionalismo e evita incômodos futuros.
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Uma abordagem difere da outra, os seus clientes únicos. Individualize a sua comunicação.
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Seja objetivo! Lembra que as pessoas estão sem tempo? Textos ou áudios longos, não são atrativos.
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Organização! Deixar que responder um cliente, acaba dificultando uma conversão.
Nos canais de mensagens instantâneas, o precisa ser ágil. Além de seguir os passos do seu roteiro, dar a atenção necessária também é importante.
Utilize gatilhos mentais
Gatilhos mentais são estímulos que o cérebro recebe e que conduzem uma tomada de decisão. Essa é uma estratégia dominante para que a abordagem gere resultados. Os principais gatilhos são: confiança, prova social, escassez, urgência, exclusividade, autoridade, humanização, etc.
Utilize os principais gatilhos para criar uma abordagem eficiente e persuadir o seu cliente, mas lembre-se, persuadir não é enganar!
Agende a próxima abordagem
Utilizando todas as dicas e técnicas, é possível encontrar cliente em um dia ruim. Agendar a próxima interação, mantém o relacionamento.
Mesmo que a abordagem não tenha tido êxito, o cliente não deve ser descartado, e sim, identificado como oportunidade.
Conclusão
Lembre-se, as dicas são tratadas como teorias e podem não funcionar na prática. Esse é um motivo para serem constantemente aprimoradas e testadas.
Estar atento às evoluções do mercado, é um passo importante para se destacar e conseguir apresentar a sua solução. Quer saber mais?